rank das melhores e piores profissÃes

Caros Redistas,

A nossa Presidenta (e dileta amiga) Profa. Silvia Lopes, me encaminhou um site

de uma pesquisa americana que apresenta um rank das melhores e piores profissÃes. Vejam

http://www.careercast.com/jobs/content/JobsRated_Top200Jobs
http://mtm.ufsc.br/~exel/jobs.html

Embora desconhecendo a metodologia, torna-se interessante saber que as
quatro melhores profissÃes colocadas sÃo (nesta ordem): matemÃtica, atuÃria,
estatÃstica e biologia. A economia ocupa a 11a posiÃÃo, apesar da crise.

Sempre enfatizei a meus alunos e na rede que devemos ter muito orgulho
da nossa profissÃo, pois com certeza a EstatÃstica ocuparÃ, a cada ano que passa, um lugar de maior prestÃgio na sociedade.

Entretanto, devemos ser exigentes com nossos alunos, pois a cobranÃa em prol
da ciÃncia serà sempre benÃfica (no longo prazo) para eles prÃprios e produzirà efeitos multiplicativos para o PaÃs. Quando vocà forma um bom aluno, ele irà gerà bons frutos por toda a vida. Quando vocà forma um mal aluno, ele apenas hibernarÃ.

Na primeira metade dos anos 70 quando surgiram as primeiras dissertaÃÃes
de mestrado em EstatÃstica no PaÃs, na COPPE-UFRJ, IMPA, IME-SP (esqueci
alguma mais?), era fato notÃrio o empenho dos alunos para produzir boas
dissertaÃÃes (basta hoje dar uma espiada nelas). A pÃs graduaÃÃo atraia sempre os melhores alunos.

Por exemplo, eu trabalhei na COPPE 14 horas/dia para fazer minha
dissertaÃÃo de mestrado em 6 meses (morando no Rio e sem ir a praia em nenhum dia),
pois o mestrado era soberano e compulsÃrio. InÃmeros colegas adotavam a
mesma postura.

Hoje, infelizmente, existem alunos em algumas pÃs que nÃo trabalham com afinco e, portanto, produzem lixo. Esse alunos almejam apenas colocar um diploma na parede e, o que à pior, com o apoio de pseudo-orientadores que nÃo tÃm compromisso algum com a ciÃncia.

Bom domingo para todos,

Gauss Cordeiro

"Amar à encontrar na felicidade de
outrem a prÃpria felicidade."