C.

De: Alexandre Galvão Patriota <patriota@ime.usp.br>
Para: cafanselmo12@yahoo.com.br; abe-l@ime.usp.br
Enviadas: Terça-feira, 10 de Março de 2009 9:31:54
Assunto: Res: [ABE-L]: Glossario Estatistico da ABE - etimologia

Cézar,

Uma palavra portuguesa pode começar com "sc"? eu não tenho certeza, mas acho que
essa forma não é adequada na nossa língua. No meu entender deveria ter uma vogal
na frente do "sc" para que seja adequada.

A palavra heterocedasticidade é formada pela junção de duas: "Hetero" e
"cedasticidade". Por isso, acredito que seja "cedasticidade", pois
"scedasticidade" não seria uma palavra portuguesa adequada.

O ISI recomenda cedasticidade, veja em http://isi.cbs.nl/glossary/term2929.htm

Talvez seja apenas um problema da nossa língua portuguesa. Em inglês tem o S,
mas as regras para a formação das palavras são diferentes, lá é permitido que
uma palavra comece com "Sc" ou "Sk".

Abraços, Alexandre.