Re: [ABE-L]: Afastamentos NO e DO país de professores que ingressam nas universidades federais

Olá Suzi,

Agradeço a atenção que destes ao assunto. Quero acrescentar que o debate é útil, mas dificilmente mudará algo nessa situação. Quando eu e mais um grupo de professores fomos impedidos de sair para o doutorado aqui na UFSM, fiquei sabendo que os reitores de algumas universidades estavam tentando alguma intervenção para modificar a MP junto ao governo antes da mesma ser efetivada em forma de Lei, o que pelo jeito não surtiu resultado em nosso favor. Me pergunto se realmente houve algum esforço nesse sentido.

Como foi muito bem dito por ti, esta Lei atrasa o progresso na carreira pessoal dos novos e futuros professores sem doutorado, atrasa o desenvolvimento das instituições no sentido da criação de cursos de pós-graduação, atrasa a qualidade de ensino (em tese, doutores sabem mais que os mestres), atrasa a possibilidade destes mestres na obtenção de recursos para pesquisa, extensão, etc, pois quase a totalidade dos editais são direcionados aos doutores.

Quanto a questão salarial, a progressão dentro do nível Assitente é irrisória. Hoje o estágio probatório é de 3 anos mas com o possível afastamento para doutorado, é possível pleitear por uma bolsa de doutorado, o que incrementa os rendimentos quase ao nível do professor adjunto.

Opções de mercado na iniciativa privada para Estatísticos também existem em larga escala e algumas com proventos bem atrativos. Eu prestei concurso público estadual para Estatístico, nível de graduação, e fui chamado recentemente para assumir a vaga, mas abdiquei por estar certo que quero seguir a carreira acadêmica. Detalhe, o salário inicial para este cargo estadual é maior que meu salário atual aqui e ainda o será por mais 6 anos.

A pergunta que fica é se em algum momento o governo vai ver que mais uma vez tomou uma medida errônea em termos de ensino superior e se será possível num futuro próximo uma nova redação dessa Lei. Aumentar salário deles próprios, isso sim é tarefa na qual se engajar. Afinal 16 mil por mês não dá pra nada, 24 mil por enquanto é o mínimo.

Saudações,
Denis

http://br.maisbuscados.yahoo.com