[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re:[ABE-L]: Probabilidade e estatística no NOVOENEM



Creio que não é a matemática que vai mal...a escola como um todo não se redefiniu, numa situação de educação de massa, em um país com as características do Brasil. O conhecimento vai sendo introduzido de modo fragmentado (apesar de tentativas interdisciplinares, muito discutidas mas pouco aplicadas). Os professores são mal preparados e não conseguem motivar alunos que tëm apelos externos mais atraentes - já que a busca de conhecimento não faz necessariamente parte de suas aspirações (infelizmente perderam a curiosidade intelectual, por falha do próprio sistema).  
 
Concordo com sua sugestão sobre o envolvimento da ABE em questões da Educação Básica. Poderia ser tentada uma parceria com a SBM e a SBEM, uma vez que nossos profissionais não têm atuação direta na escola básica (= fundamental + médio, no linguajar atual). 
 
Variabilidade e incerteza deveriam fazer parte do cotidiano escolar desde as séries iniciais - não deveríamos concentrar as preocupações somente no ensino médio. Melhorando a formação inicial, teremos alunos mais críticos e preparados.
 
Abrçs, Lisbeth
ET nem o novo ENEM está bem definido!!
 
De: "Luis Paulo Vieira Braga" lpbraga@im.ufrj.br
Para: abe-l@ime.usp.br
Cópia:
Data: Tue, 19 May 2009 16:38:40 -0300
Assunto: [ABE-L]: Probabilidade e estatística no NOVOENEM
> Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico
> dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para
> medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para
> interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição
> estatística.
>
> H27 - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto
> de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em
> classes) ou em gráficos.
> H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e
> probabilidade.
> H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso
> para a construção de argumentação.
> H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos
> de estatística e probabilidade.
>
> Infelizmente todas as recentes propostas do MEC têm sido complacentemente
> aceitas pela comunidade de docentes (talvez pelo receio de retaliação com
> corte de verbas em seus projetos, ou mesmo por indiferença em relação a um
> assunto tão insignificante). A mais recente diz respeito ao acesso às
> universidades, o MEC liberou há poucos dias a matriz de referência para o
> NOVO ENEM. O item relativo a Probabilidade e Estatística está muito mal
> redigido(ver acima), além disso contem uma suposição, no mínimo bastante
> equivocada - a de que os fenômenos naturais e sociais têm um caráter
> aleatório -, parece-me que o mais correto seria compreender a abordagem
> aleatória e não determinística para os fenômenos naturais, etc...
>
> A ABE poderia tentar contribuir para o aperfeiçoamento deste programa. Aliás
> o programa de matemática é muito fraco, uma sombra do programa de ensino
> médio que era cobrado há 30 anos atrás. Não entendo como um aluno pode ser
> bem formado para a era atual com um programa de matemática tão incipiente.
> Depois reclamam que o Brasil fica na rabeira do PISA.
>
>
> Prof. Luis Paulo
> C.P. 2386
> 20001-970 Rio de Janeiro, RJ
>
> outros e-mails
>
> lpbraga@gbl.com.br
> bragaprof@gmail.com
>
>
> nosso BLOG
> http://observatoriodauniversidade.blog.br
>
>
> E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
> Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, visite
> http://ecp.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCYxMzA4NDgyI3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjQyNzYyMDE2LjQ2MDY5OS4zMDMwMy5mb21ib25pLmhzdC50ZXJyYS5jb20uYnIsMzYxOA==TerraMail
> Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
> indesejadas sejam classificadas como Spam.
>
> Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
> Atualizado em 19/05/2009