Re: [ABE-L]: Dúvida: Transformação de va's ordinais

Complementando o Basilio:

nao pode usar uma transformacao diferente para cada grupo.
Suponha que existam dois grupos e que a variavel Y tenha EXTAMENTE a mesma
distribuicao em cada um deles. E que tenhamos uma amostra aleatoria de Y em cad grupo.
Se transformar grupo 1 por meio de, digamos log(Y) e o grupo 2  por meio de g(Y), posso fazer os dois
grupos ficarem completamente discrepantes.

Se quero comparar dois grupos, quero medir a mesma coisa nos dois de forma que sejam comparaveis.

Dois grupos podem diferir em muitos aspectos.
Media, variancia, assimetria, curtose, quantis, ou muitos outros aspectops.
Testes de permutacao sao uteis aqui e nao requerem muitas hipoteses.
E preciso pensar na estatistica de teste que seja util para captar a discrepancia dos
grupos que voce deve ter em mente a priori.

VOce pode usar a tarnsofmacao que quiser. E' preciso pensar no que voce quer testar
\para vers e faz sentido. POsso sempre pensar numa transformacao matematica que
torne as diferencas entre dois grupos muito pequenas. POr exemplo, de forma completamente
arbitraria e esdruxula, imagine que o grupo 1 tenha TODAS suas observacoes entre -20 e -10
enquanto o grupo 2 tenha todas suas observacoes entre 10 e 20. TOme a transformacao que

g(x) = 1 se x < -5 e g(x)= 1 se x > 5. Alem disso, g(x) =x se -5 < x < 5.
E' claro que nao sera possivel detectar nenhuam diferenca entre os grupos nestes dados
transformados por g(x).

Renato Assuncao.