Re: [ABE-L]: Dúvida: Transformação de va's ordinais

Luiz
1)Se um grupo tem assimetria e outro nao ,voce ja sabe que os grupos sao diferentes. 2)Porque deseja transformar os dados? Para usar algum resultado em que normalidade seja necessaria?Algum teste? 3)Se usar duas transformacoes distintas e possivel sempre provar que os grupos tem por exemplo media iqual, etc etc Basilio Luiz Sergio Vaz Escreveu:

	Boa tarde.
Alguns redistas me incentivaram a postar as dúvidas aqui na Lista. Então, vamos lá. Estou analisando uma va ordinal (Y), que é resultado da média aritmética de outras va's ordinais, cuja escala varia de 1 a 7. As médias foram calculadas através de um questionário validado. Os sujeitos (unidade de observação) foram divididos em 2 grupos: grupo 0 (n=30), se não tem dificuldade de comunicação (afasia) ou grupo 1 (n=28), caso contrário. No grupo 0, a média das va's ordinais apresentou forte assimetria à esquerda e formato leptocúrtico. No grupo 1, não foi observada assimetria. Em ambos, não encontrei outliers. As dúvidas são:
	1. Posso usar as transformações 1/(cte-Y); log10(cte-Y); etc para a média de va's ordinais ?
2. Obrigatoriamente, os dois grupos devem ser submetidos à mesma transformação ou posso escolher transformações totalmente diferentes para cada grupo, conforme a assimetria e curtose, e compará-los depois, mediante padronização (0,1) ? Desde já agradeço e me proponho a relatar, nesta Lista, as contribuições.
	Abraço,
Luiz

Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-Faculty of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: (55 21) 2562-2594 or /2558/7045
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ