Dúvida: Transformação de va's ordinais

	Boa tarde.
	Alguns redistas me incentivaram a postar as dúvidas aqui na Lista. Então, vamos lá.

	Estou analisando uma va ordinal (Y), que é resultado da média aritmética de outras va's ordinais, cuja escala varia de 1 a 7. As médias foram calculadas através de um questionário validado. Os sujeitos (unidade de observação) foram divididos em 2 grupos: grupo 0 (n=30), se não tem dificuldade de comunicação (afasia) ou grupo 1 (n=28), caso contrário.

	No grupo 0, a média das va's ordinais apresentou forte assimetria à esquerda e formato leptocúrtico. No grupo 1, não foi observada assimetria. Em ambos, não encontrei outliers. As dúvidas são:

	1. Posso usar as transformações 1/(cte-Y); log10(cte-Y); etc para a média de va's ordinais ?
	2. Obrigatoriamente, os dois grupos devem ser submetidos à mesma transformação ou posso escolher transformações totalmente diferentes para cada grupo, conforme a assimetria e curtose, e compará-los depois, mediante padronização (0,1) ?

	Desde já agradeço e me proponho a relatar, nesta Lista, as contribuições.

	Abraço,
	Luiz

<<winmail.dat>>