Parafrasenado Charles de Gaulle!

Caros Redistas,

Estou presenciando - ideia de alguma eminência parda da CAPES-,
algo que pode se constituir em mais um dos demandos do sistema
de pós-graduação no País: DINTER (doutorado inter-institucional)
e MINTER (mestrado inter-institucional). Por estar mais
dedicado às minhas pesquisas, confesso que quando me
informaram pela primeira vez da sigla DINTER cheguei a pensar
que se tratava de um órgão do DETRAN.

Segundo um grande amigo, participante de recente reunião dos
coordenadores de pós-graduação na CAPES,  "os que se pronunciaram
sobre o DINTER estão extremamente chateados porque a realidade é
que os alunos querem apenas concluir seus cursos de doutorado e
mestrado sem fazer nenhuma pesquisa. Querem ainda que ninguém
seja reprovado."

É atribuída a Charles de Gaulle, o grande estadista francês, a
célebre frase "Le Brésil n?est pas um pays sérieux" (O Brasil
não é um país sério). Sem medo de errar, pode-se aqui
parafraseá-lo afirmando que uma parcela razoável da pós-graduação
brasileira está caminhando a passos largos para um enorme
faz-de-conta.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro