Re: Parafraseando Charles de Gaulle!

Caro Prof. Jose Maria,

Muito grato pelo seu email. O que tenho observado de
inúmeros contactos com meus colegas da UFRPE e da UFPE
é uma grande preocupação com os rumos da pós-graduação
brasileira, principalmente com o gigantismo, onde o
objetivo principal da CAPES é muito mais voltado para
a quantidade do que a qualidade.

Isso já aconteceu no âmbito do Governo FHC em relação a
enxurrada de cursos de graduação. Nesse governo a bola da
vez parece ser a pós-graduação.

Faço pesquisa com muita dedicação e seriedade há quase 40 anos,
sou bolsista 1A do CNPq com mais de 100 artigos publicados em
periódicos internacionais na área de estatística de bom nível.
E, confesso, que me preocupo muito com a pós-graduação brasileira
há vários anos, principalmente com aquelas praticadas nos dias
de hoje à distância formando alunos de péssima qualidade e as
outras profissionalizantes que funcionam apenas como caça niquel.

Vários colegas têm se mostrado preocupado com programas
do tipo Minter/Dinter. Pode ser que seja uma iniciativa
que funcione em termos teóricos mas que não está correspondendo
às reais expectativas no geral.

Claro que deve haver exceções - patrocinadas por pessoas sérias
comprometidas com a academia-, mas posso lhe assegurar que
muitos cursos de pós-gradaução no País apoiados pela CAPES são
medíocres no sentido amplo do termo.

Estarei a sua inteira disposição para trocarmos mais ideias
sobre a academia.

Em tempo: usei de Gaulle como pano de fundo obviamente.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro

Quoting jmpsouza <jmpsouza@usp.br>:

Caros colegas:
permito-me fazer alguns comentários sobre a mensagem do colega Gauss Cordeiro. Minha Instituição e a Universidade Federal do Acre estão conduzindo um programa Minter/Dinter com muita seriedade e a previsão dos resultados é bem otimista, com base nos projetos propostos, nas apresentações das várias qualificações já feitas e no andamento das pesquisas, algumas prontas para defesa. Seria interessante saber quantos foram "os que se pronunciaram" em relação ao total de coordenadores e se a realidade comentada é baseada em impressões pessoais, devido a algumas experiências particulares mal sucedidas, ou em algum levantamento bem conduzido, que identificasse as falhas reais para que pudessem ser corrigidas. A pós-graduação brasileira certamente não é perfeita, tem muito que melhorar, mas a afirmação que parcela razoável dela está caminhando para um enorme faz-de-conta não pode ser feita sem argumentos sólidos, apenas para aproveitar uma frase que, inclusive, não é certeza ter sido dito pelo marechal.
   Atenciosamente,
José Maria

Jose Maria Pacheco de Souza, Professor Titular (aposentado)
Departamento de Epidemiologia/Faculdade de Saude Publica, USP
Av. Dr. Arnaldo, 715
01246-904  -  S. Paulo/SP - Brasil
fones (11)3061-7747; (11)3768-8612
fax (11)3714-2403