Re: [ABE-L]: Transformação de variáveis

Tome
i)se desejar em [-1,1] use
xi/(Max-Min) (aqui Max e Min dos modulos)
ii)se desejar em [0,1] use
(Max-xi)/(Max-Min)
Basilio Ricardo Gonçalves Silva Es creveu:
Caros,
A questão é simples, mas me foge a resposta. Preciso transformar uma grupo de dados de forma a mantê-los no intervalo (-1,1).
Se todos são positivos, (xi-1)/(xi+1) me dá a resposta.
Mas e quando tenho número negativos também? A regra não vale mais.
Algma dica? Obrigado
Ricardo.

Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-Faculty of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: (55 21) 2562-2594 or /2558/7045
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ