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Re: [ABE-L]: Quem é o estatístico?



Oi Doris,

A sua pergunta vem de encontro a uma dúvida que me corroeu anos atrás. Quando terminei minha graduação em Economia, sentia falta de mais métodos estatísticos em minha formação. Claro q eu poderia adquiri-los por mim mesmo, porém isto iria gerar um impeditivo se eu resolvesse trabalhar como estatístico. Solução: fiz Mestrado em Estatística.

O seu caso é exatamente o espelho do meu. Hoje, depois de muita vivência, posso dizer-lhe duas coisas:

1) O que as pessoas chamam de Econometria, normalmente está errado. Por definição, Econometria é:

Econometria é a principal ferramenta quantitativa das Ciências Econômicas, utilizando-se de métodos estatísticos e funções matemáticas aplicadas à economia, consegue traduzir em números os objetos de estudo econômico. Ou melhor ainda:

“the unification of the theoretical-quantitative and the empirical-quantitative approach to economic problems and that are penetrated by constructive and rigorous thinking.”

No caso do edital abaixo, a parte de econometria deveria estar junto com economia, pois vc está correta ao dizer q os conhecimentos abaixo (na parte entitulada Estatística e Econometria) são plenamente dominados por um estatístico. Afinal, cadê o objeto econômico?

2)  Quanto a dominar a parte de Economia sem uma formação apropriada, serei mais cético: dificilmente. Economia é uma área muito grande (daí as grandes especialização de um economista) e ouso dizer que, raramente, mesmo um Economista saiba lidar com o conteúdo completo contemplado no Edital.

Complicado né. Mas como estava dizendo o Gauss algumas mensagens atrás: a tendência é Entropia!!

Abraços

Ricardo.

Sent: Thursday, June 18, 2009 10:15 AM
Subject: [ABE-L]: Quem é o estatístico?

Na linha do raciocínio sobre sermos um profissional ainda desconhecido pela sociedade, faço uma pergunta sobre um assunto recorrente nas listas de debate sobre estatística.

Apesar de ser evidente que concursos públicos diversos têm oferecido oportunidades interessantes para os estatísticos, é bem comum o bacharel em estatística ter a sua participação impedida pelo edital, seja por desconhecimento da equipe que elabora o conteúdo programático da prova, seja por interesse corporativo de alguém, seja por qualquer outro motivo.

Nas minhas correspondências para os órgãos realizadores de concursos, tenho reclamado desse impedimento pedindo retificação do edital a fim de permitir também a participação de bacharéis em estatística.

Um exemplo é o concurso da ANAC (cuja inscrição termina hoje), que exige diplomação em Economia ou Engenharia para o cargo 4 "Especialista em Regulação de Aviação Civil, com os seguintes conhecimentos para a parte
II ESTATÍSTICA E ECONOMETRIA. 1 Números-índices. Índices de Laspeyres e de Paasche. Propriedades ideais de um número índice. Mudança de base e deflacionamento de dados. 2 Probabilidade - Definição e propriedades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função de probabilidade e densidade de probabilidade. Momento das distribuições. Histogramas e Curvas de Frequência. Distribuição de Frequência: absoluta, relativa, acumulada. Medidas de posição. Distribuição conjunta, distribuição marginais, independência estatística. Esperança Matemática e Variância de uma variável aleatória. Moda, Mediana e Separatrizes. Covariância e coeficiente de correlação. Teorema de Bayes. 3 Principais distribuições: Binomial, Uniforme, Normal. 4 Principais teoremas de probabilidade. Teorema de Tchebycheff. Lei dos grandes números. Teorema Central do Limite. 5 Inferência estatística. Estimação por ponto e por intervalo. Propriedades desejáveis dos estimadores em pequenas e grandes amostras. Intervalo de confiança e teste de hipóteses. Tipos de erro. Nível de significância. 6 Análise de Regressão. O modelo clássico de regressão linear e suas hipóteses básicas. Estimadores de mínimos quadrados ordinários e suas propriedades. Intervalos de confiança e teste de hipóteses. Violação das hipóteses básicas do modelo clássico de regressão linear: testes de diagnóstico e procedimentos de correção. 7 Introdução a séries de tempo, modelos auto-regressivos, de média, móveis e mistos. Tendência, passeio aleatório e raízes unitárias.

Já na parte III MATEMÁTICA, lê-se: 1 Noção de Conjunto – Relação de pertinência. Relação de inclusão, operações de interseção, união, diferença. Produto cartesiano. Relações. 2 Funções – Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Representação gráfica. Soma, diferença, produto, quociente e composição de funções. 3 Álgebra Linear – Operações com Matrizes. Matriz inversa, transposta e adjunta. Resolução de sistemas lineares. Determinantes. Regra de Cramer. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Produto interno, ortogonalidade. Projeções. Transformações lineares. Núcleo e imagem. Matriz de uma transformação linear. Autovalores e autovetores. 4 Funções de uma variável real - Limites. Funções contínuas. Funções deriváveis. Reta tangente e reta normal. Regras de derivação: derivada da soma, do produto, do quociente, regra da cadeia, derivada da inversa. Elasticidade. Derivadas sucessivas. Funções trigonométricas. Função exponencial e logarítmica. Regra de L’Hôpital. Intervalos de concavidade e convexidade. Ponto de inflexão. Polinômio de Taylor. 5 Integrais – Teorema fundamental do cálculo, primitivação por partes e por substituição. Áreas planas. Integrais impróprias. 6 Sequências e Séries – Convergência e divergência de seqüências e séries. Série geométrica, teste da comparação, da razão, da raiz, teste da integral. Séries alternadas. 7 Matemática financeira – Juros simples. Juros compostos. Desconto e taxa de desconto. Séries de pagamento. Fluxo de caixa. Sistema de amortização. 8 Funções de várias variáveis reais – Derivadas parciais. Diferencial total. Gradiente. Regra da cadeia. Funções implícitas. Teorema do envelope. Funções homogêneas. Teorema de Euler. Condições de 1ª e 2ª ordens para máximos e mínimos de funções de várias variáveis reais. Condições de 1ª e 2ª ordens para otimização condicionada com restrições de igualdade e desigualdade. Integrais duplas. Mudança de variáveis em integrais duplas. 9 Equações diferenciais e em diferenças – Equações lineares de 1ª ordem e equações lineares de 2ª ordem com coeficientes constantes. Sistema de duas equações lineares, de 1ª ordem homogênea com coeficientes constantes.


Além das partes II e III acima, há a parte I de Economia onde se lê:
1 Análise Microeconômica: equilíbrio do consumidor. Efeitos preço, renda e substituição. Elasticidade da procura. Fatores de produção. Produtividade média e marginal. Elasticidade da oferta. Estrutura de mercado: concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio, oligopólio. Dinâmica de determinação de preços e margem de lucro. Padrão de concorrência. Análise de competitividade. Análise de indústrias e da concorrência. Vantagens competitivas. Cadeias e redes produtivas. Competitividade e estratégia empresarial. 2 Análise Macroeconômica: curva de oferta de produto e de demanda de trabalho. Modelo keynesiano. Abordagem de expectativas racionais. Determinantes do consumo e do investimento. Análise de política monetária e fiscal em economias fechadas e abertas sob diferentes regimes cambiais. Conceitos de oferta e demanda monetária. Taxa de juros. Sistema Financeiro Nacional. Instrumentos de política monetária. Teorias da inflação. Crescimento econômico: modelos de crescimento. 3 Economia do Setor Público: conceito de bem público. Funções governamentais. Conceitos gerais de tributação. Tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. Conceitos básicos da contabilidade fiscal. “Curva de Laffer monetária” e o financiamento através de senhoriagem. Noção de sustentabilidade do endividamento público. Evolução do déficit e da dívida pública no Brasil a partir dos anos 80. Previdência Social. Sistema tributário. Federalismo. Privatização e regulação no Brasil.

Pergunto:
- vocês acham que um estatístico não daria conta do recado?
- Somente um Economista ou Engenheiro teria formação acadêmica suficiente para exercer este cargo? A parte estatística exigida para a prova é vasta e abrange praticamente tudo que vemos no nosso bacharelado: será que a nossa formação é somente um pedaço da formação de um Engenheiro ou Economista?
- Não seria esse tipo de edital mais uma das consequências do nosso tímido "marketing institucional"?
- A lista de exigência como essa acima é tão ampla que fica difícil imaginar um profissional que saia da graduação preparado para tal.

Não adianta nada o Hal Varian dizer que somos A profissão do futuro, ou a profissão sexy, se a não houver mais interessados nos vestibulares da nossa carreira, mais interessados em nos contratar e enquanto o engenheiro continuar sendo o profissional especializado em soluções para problemas que envolvam análise de dados.

Abraços,
Doris



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