Karl Pearson

Caro Gauss:
Desculpe ter colocado minha mensagem apenas para voce.
Enviei para a l-abe e voltou pois meu gmail ainda não esta no sistema.

Mas vamos a nossa discussão sobre o que existe atraz de nos.Será mesmo que GOD
and NATURE play cards or dices or flip coins?
Eu vou discordar pois não sei como as coisas são produzidas e como elas ocorrem.
 Na verdade essa é minha diferença com meus amigos físicos que acreditam que
tudo são observações de processos ou distribuições de probabilidades.  Já pensou
a gente ficar avida toda procurando a verdadeira distribuição geradora?
Eu realmente creio que as distribuições e as probabilidades são frutos das
nossas experiências do dia a dia.  São de fato representações de nossas
incertezas.
Claro que venho colocar aqui esses pontos pois alguns jovens podem estar
interessados e andar por caminhos diferentes.   Talvez a leitura de DeFinetti
seja um começo para alguns.  A Enciclopédia Enaudi em seu volume 15 sobre
cálculo de probabilidades pode ser um bom inicio para os interessados.  Tenho
uma tradução linda feita pela casa da moeda na edição portuguesa.  Recomendo a
leitura da página 252 até o final 486.  Iremos caminhar pela representação
estatística, distribuição estatística (deFinetti), Indução estatística
(Mondatori), probabilidade (deFinetti), Decisão (deFinetti) e jogos (granger).
Eu tenho vários volumes da enciclopédia mas este é muito especial.  Há um
gráfico da obra na última página e recomendo a todos uma visão dos cientistas
italianos que se dedicaram a essa obra.
Mas o que recomendo de verdade para um grande incio na indução estatística é o
livro Probabilità e Induzione de Bruno De Finetti. É um livro em italiano na sua
metade e com a tradução para o inglês compondo a outra metade.  Foi ali que
aprendi que existem frequentistas que gostam de técnicas Bayesianas: os
bayesianos objetivistas.  E então repetindo o mestre eu diria que você pode
estar usando técnicas Bayesianas em seu trabalho mas isto não garante que esta
fazendo a coisa certa.  Minhas palavras são muito mais amenas do que as do
mestre.  Mas não posso terminar sem lembrar aos amigos que a violação do
principio da verossimilhança é proibida no paradigma Bayesiano.

Saudações indutivas
Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>