Muito bom!

Caros Redistas,

Muito bom o artigo da dupla de jovens doutorandos
(Alexandre Patriota-Artur Lemonte) do IME-USP no
SPL (2009).

Eles conseguiram desenvolver um resultado tímido de
Ruben Klein (comigo) de 1994 numa forma muito elegante
para uma classe muito ampla de modelos estatísticos.
Acredito que esse trabalho abre uma amplo espectro de
pesquisas.

O teorema 1 (atachado) da dupla generaliza vários resultados
conhecidos, como aqueles de Beale (1960), Cook et al. (1986) e
Vasconcellos e Cordeiro (1997), entre outros.
O paper de E.M.L. Beale, discutido no JRSS-B, apresenta o viés
de ordem 1/n do EMV da variância no modelo normal não-linear
homocedático.

Eu conheci o Professor Beale no Imperial College em 1979.
Na ocasião, ele me disse que tinha sido Fisher quem o levou
para a Rothamestead Experimental Station. Ele só aparecia no
IC às 2as feiras. Professor Beale (faleceu na primeira
metade dos anos 80) é muito famoso, também, na programação
matemática pelo seu método simplex revisado.

Cordiais Saudações,