Ao grande mestre: Nelson Gesteira!

Caros Redistas,

Permitam-me aproveitar o dia do professor para homenagear um

dos maiores amigos que tive na minha vida: o grande Prof. Nelson

Gesteira, que nos deixou no último dia 13 de novembro aos 69 anos.

Nelson, na segunda metade dos anos 60, criou o primeiro cursinho preparatório

para engenharia em Recife, denominado “Curso Gesteira”. Foi um ícone da

minha geração. Depois, ele fundou, em 1969, o Curso Radier com alguns

outros professores.

Fanático pelo Sport, ficou quase 6 meses hospitalizado após um acidente de carro

em abril de 1970, quando retornava de madrugada de Maceió – para onde fora

assistir um jogo do Sport. Neste acidente, morreu nosso amigo comum:

o técnico de futebol Alexandre Borges.

Fui visitar Nelson num Hospital de Recife e, na ocasião, ele pediu para eu

assumir as aulas de matemática dele do Colégio Marista. Nossa amizade

persistiu por mais de 40 anos!

Nelson era arquiteto e vivia de pequenos projetos, depois que se

aposentou (pelo INSS) como professor. Ensinava geometria descritiva

(parece que não existe mais no vestibular) e matemática, mas sua grande

paixão era a geometria. Não era mestre nem doutor, mas possuia um

conhecimento profundo dessas áreas.

A última vez que estive na casa dele foi em agosto do ano passado.

Passamos a tarde toda conversando na sua casinha humilde

do Bairro da Torre, literalmente caindo aos pedaços por falta de

grana. Na ocasião, ele me mostrou os últimos filmes que comprara.

Sua coleção de filmes, com mais de três mil títulos, era o seu maior hobby.

Ele apresentou ainda - com muito orgulho -, o retrato da neta na parede,

que tinha passado em 1º lugar no vestibular de engenharia da UFPE.

Ele morreu pobre! Deixou a esposa Miriam Gesteira e sete filhos: Patrícia,

Andréa, Cátia, Mário, Marcelo, Márcio e Marcos.

Nelson, você faz muito falta, pelo seu legado de vida sempre pautado na honestidade

e em ações positivas. A distância entre nós agora só pode causar saudades, mas

nunca  o esquecimento. Feliz dia do professor, Nelson Gesteira!

Cordiais Saudações,

Gauss

"O maior antro de corrupção no Brasil é o Senado Federal" (G. M. Cordeiro).