[ABE-L]: AINDA SOBRE O DIA DO PROFESSOR

Prezados redistas,

Ainda sobre o dia do professor, um trecho da obra PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (Paulo Freire):

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino... No meu entender, o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar. Constatando, intervenho, e intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."

Um feliz dia do professor para todos.

Hemílio Fernandes Campos Coêlho