[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Olimpíadas de Probabilidade e Estatísitica





Prezados Colegas,

Sou professor do Depto de Estatística e Informática da UFRPE e também orientador do programa de Iniciação Científica das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As Olimpíadas de Matemática são sem dúvida um projeto de grande sucesso, que dá oportunidade a vários talentos a fazerem parte de mais um mecanismo de inclusão através da Educação e da Ciência.

O Prof. Pledson Guedes, bem intencionadamente, sugere a criação das Olimpíadas de Probabilidade e Estatística. Acho, porém, que seria dividir mais ainda os esforços de incentivo à Ciência.

Vejam, nos programas da OBMEP já aparacem tópicos de Probabilidade. Um ou outro conceito estatístico também é trabalhado. O que ocorre é que os jovens não têm contato com a Ciência Estatística nos níveis fundamental e médio. Não há uma formação adequada de professores para isso. Neste caso uma minoria de garotos e garotas estariam aptos a trabalhar em competições sobre estes tópicos. Para a minoria, não se justificaria um projeto destes.

Minha sugestão é que a ABE e os departamentos de estatística começassem a apoiar as Olimpíadas de Matemática (Gerais e das Escolas Públicas) a fim de se incentivar a professores e alunos a iniciar no estudo mais concreto da Estatística e de Probabilidade.

Um país sempre será feito de Homens, Livros e uma boa dose de Incentivo.

Abraços a todos.

--
Cláudio Tadeu Cristino
Professor Adjunto
DEINFO - UFRPE