Re: RES: [ABE-L]: multiplicidade

Cara Claudete,

Muito obrigado pelo seu email. O fato que citei
realmente já ocorreu em eventos passados (rbras, sinapes,
reuniões regionais).

Nessas situações, eu mesmo verifiquei os posters "in loco" bem
como os resumos apresentados e houve considerável "ovelapping"
da metodologia dos diferentes trabalhos poduzidos pelos mesmos autores
(estatísticos).

Ademais, entendo que quando um mesmo grupo apesenta uma metodologia
idêntica aplicada a diferentes conjuntos de dados, o grupo deveria
citar os seus trabalhos decorrentes da mesma metodologia, o que,
também, não aconteceu.

Alguns colegas já comentaram comigo sobre esses mesmos fatos.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro

Quoting Claudette M M Vendramini <cvendramini@uol.com.br>:

Prezado Gauss e redistas,

Tenho certeza que muitos profissionais que orientam alunos de mestrado e
doutorado em outras áreas de conhecimento que não a Estatística, mas que
fazem uso dos métodos Estatísticos como ferramenta de análise de dados,e que
apresentam seus resultados de pesquisa em forma de painéis ou de
comunicações orais, submetem as suas propostas para serem analisadas por um
comitê científico que analisa a qualidade científica da proposta feita,
geralmente o próprio evento limita, ou não, a autoria ou co-autoria em um
número X de trabalhos submetidos.
Pôsteres com uma mesma metodologia estatística, aplicada a diferentes
contextos
e/ou diferentes conjuntos de dados, não necessariamente refletem falta de
seriedade, nem dos pesquisadores, nem tampouco da comissão científica que
analisou e aceitou a apresentação dos trabalhos.
Quando vários pesquisadores e  seus orientandos fazem parte de um grupo de
pesquisa que visa analisar e interpretar os resultados obtidos em diferentes
contextos, estas aplicações geram discussões ricas e contribuem tanto para o
pesquisador, quanto para a formação de novos pesquisadores, éticos e
comprometidos com o uso sério e competente dos métodos estatísticos em
diferentes contextos e áreas de conhecimento.

Saudações a todos,

Profª Drª Claudette Maria Medeiros Vendramini
Graduada e Mestre em Estatísta pela UNICAMP
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Universidade São Francisco - Itatiba/SP
55 11 4534-8035 ou 55 11 4534-8040