Re: [ABE-L]: produtivismo

Caros Redistas,

O ensino na graduação está estritamente relacionado às
atividades de pesquisa. Só posso acreditar num bom ensino
em uma certa disciplina se o professor estiver inserido
em atividades de pesquisa correlacionadas à disciplina.
Ponto de vista meu! Ensino e pesquisa, no meu entender,
são atividades indissociáveis.

No lugar de realizarem pesquisas, muitos professores se
dedicam de corpo e alma às atividades de extensão
(mais precisamente às atividades de consultoria
remunerada) cujos valores recebidos são bem
superiores aos R$ 1300,00 por mês que corresponde
a uma bolsa de pesquisa. Outros persistem mantendo
a universidade como um mero bico.

Um fato real: a grande maioria dos departamentos das
federais funciona como um mero órgão burocrático
produzindo muito pouca ciência. Salvam-se os esforços
isolados de uma minoria de pesquisadores.
Estimo no máximo em 15%.

Cordiais Saudações,

Gauss

Quoting Luis Paulo Vieira Braga <lpbraga@im.ufrj.br>:

A régua errada, o local errado e a abordagem errada

O índice de impacto que é utilizado para definir a classificação do QUALIS
vem sendo objeto de críticas por personalidades de destaque no meio
científico nacional e internacional, como forma inadequada para avaliar
pesquisadores. Portanto a régua está errada.

FGV, IMPA, INPE e outros órgãos de pesquisa têm todo o dirieto de cobrar
atividades exclusivas de pesquisa, a universidade não. As atividades de
ensino e extensão devem ser tratadas de forma equivalente àquelas de
pesquisa. Todos aqueles que têm uma vocação exclusiva de pesquisador
deveriam ir trabalhar em órgãos exclusivos de pesquisa. Portanto o debate
está no local errado.

Prêmios para quem publicar ? Ora, já não existem as bolsas de
produtividade ? Então eu vou querer prêmio para quem escreve textos para a
graduação, orienta alunos, assume cargos administrativos? Não se deve tentar
resover problema salarial, que alguns parecem estar sentindo, com a obtenção
de prêmios. Isto não resolve também as precariedades da graduação.

On Mon, 14 Dec 2009 15:31:55 -0200, pam wrote
Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Um tema para reflexão está em

www.adusp.org.br/produtivismo.

Pedro