[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: produtivismo



Prezados,

As vezes eu me pergunto como eu explicaria para os contribuintes que pagam pelo enorme orçamento da universidade publica, se eu tivesse que atuar somente no ensino e na extensão? Pois algumas "faculdades" privadas o fazem muito bem com um orçamento muito menor e a carga didática desses professores é muito maior que a minha. Ensino, pequisa e extensão NÃO são atividades mutuamente exclusivas. Quantos pesquisadores de CV exemplar não atuaram e/ou atuam nos cargos administrativos, quantos não atuam e promovem a extensão. Eu entendo que extensão é extensão do ensino e da pesquisa. Se não é possível para que alguns profissionais executem suas funções em plenitude, inclusive a produtividade em pesquisa, então que estes profissionais deixem a universidade pública e passem a atuar no setor privado. Não seria mais justo?

abs.

ronaldo

PS. perdão pelos possíveis gramaticais.

Luis Paulo Vieira Braga wrote:
A régua errada, o local errado e a abordagem errada

O índice de impacto que é utilizado para definir a classificação do QUALIS vem sendo objeto de críticas por personalidades de destaque no meio científico nacional e internacional, como forma inadequada para avaliar pesquisadores. Portanto a régua está errada.

FGV, IMPA, INPE e outros órgãos de pesquisa têm todo o dirieto de cobrar atividades exclusivas de pesquisa, a universidade não. As atividades de ensino e extensão devem ser tratadas de forma equivalente àquelas de pesquisa. Todos aqueles que têm uma vocação exclusiva de pesquisador deveriam ir trabalhar em órgãos exclusivos de pesquisa. Portanto o debate está no local errado.

Prêmios para quem publicar ? Ora, já não existem as bolsas de produtividade ? Então eu vou querer prêmio para quem escreve textos para a graduação, orienta alunos, assume cargos administrativos? Não se deve tentar resover problema salarial, que alguns parecem estar sentindo, com a obtenção de prêmios. Isto não resolve também as precariedades da graduação.



On Mon, 14 Dec 2009 15:31:55 -0200, pam wrote
Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Um tema para reflexão está em

www.adusp.org.br/produtivismo.

Pedro


Prof. Luis Paulo
C.P. 2386
20001-970 Rio de Janeiro, RJ

outros e-mails

lpbraga@gbl.com.br
bragaprof@gmail.com


nosso BLOG
http://observatoriodauniversidade.blog.br