Meus Pontos Finais sobre a Universidade

Caros Redistas,

Irei ser bastante claro e espero que quem leia os meus pontos finais
sobre a universidade brasileira: entenda bem.

A universidade pública brasileira é uma grande vítima do gigantismo
que assola o setor público como um todo. Reina um nivelamento perverso
que não possibilita distinguir quem realmente produz conhecimento
científico daqueles que fingem fazê-lo.

O salário variável dependendo da competência científica nunca será
implantado nas federais e estaduais (do Brasil) porque as associações
docentes serão contra. Seria uma excelente ideia para dar um impulso
científico significativo à pesquisa, mas tem chance nula de ser pelo
menos estudada.

Com o fim da GED nas federais, um professor por tempo de serviço pode ser associado IV com salário praticamente igual ao de um pesquisador titular.
Nos dias de hoje, o tempo de serviço é o fator determinante do salário
dentro da categoria do professor e, assim, não estamos distantes dos
quartéis.

Steve Jobs teria grande dificuldade de ser contratado com um bom salário
numa universidade do País porque não tem graduação. A tecnologia é
direcionada por poucas universidades com centros de pesquisa
como, por exemplo, a UFRJ através da COPPE.

Na maioria das universidades públicas é muito mais fácil reprimir o
talento do que evocá-lo. Acho importante tentar mostrar às futuras
gerações de estatísticos que sempre fiquem ligados à pesquisa
científica ou pelo menos a par do seu desenvolvimento.
Tem sido exatamente essa minha conduta há mais de três décadas.

Boa noite,

Gauss Cordeiro