lixo e luxo

Caros Redistas,

Um grande amigo na semana passada me disse - após uns 10 min
no skype: "Gauss, se você desejar conviver apenas com cientistas,
você terá que se mudar para o Rio ou São Paulo".

Eu retruquei de imediato: eu convivo "na terra do frevo" com
cientistas e pseudo-cientistas ao mesmo tempo. A diferença
entre os estados acima e Pernambuco - além do PIB -, está
apenas no percentual de cada categoria. O X do problema se
restringe ao que incluir e excluir na nossa vida
acadêmica.

Na última 6a feira, participei de uma banca de mestrado na
UFPE da Srta. Priscila Gonçalves da Silva - intitulada

"Correção de Viés em Modelos de Séries de Potência
Não-Lineares".

A aluna foi orientanda da Profa. Audrey Helen Cysneiros e fez
uma dissertação de excelente nível científico - nada a dever
às melhores dissertações de mestrado que já examinei no Rio e
em São Paulo (e foram muitas). Cconfesso que passei
o restante da 6a feira super-contente pelo fato de ter
participado de uma dissertação bem elaborada.

A Priscila é minha "bisneta científica", mas confesso que a
assertiva acima não levou esse fato em consideração. Entendo
que tenho pouca chance na vida de conhecer meus bisnetos
biológicos, mas os bisnetos científicos representam uma forma
aproximada de um aconteciemnto prazeiroso que a vida não me
proporcionará.

Finalmente, o lixo e o luxo depende fundamentalmente
do orientador. Se tivermos orientadores competentes,
o produto final será de muito bom nível. Por outro lado, se
tivermos orientadores inaptos, será desastroso.

Cordiais Saudações,

Gauss