cem a zero

Caros Redistas,

No início dos anos 80 a grande maioria dos Departamentos de
Estatística das universidades públicas e privadas era muito
ruim. Agora, temos departamentos de nível científico
inquestionável na nossa área.

Segundo a CAPES, a pós em estatística (estou citando apenas
aquelas em estatística pura) do IME/USP é excelente (conceito 7),
da UFRJ ótima (conceito 5), da UFMG, UFPE, UNICAMP e UFSCar
boa (conceito 4) e da UnB e UFRN regular (conceito 3).
Desculpem se esqueci alguma.

Mas, entendo, que aqueles cursos da UFRN e UNB são bem novos
e estão com uma derivada positiva. Temos, assim, muito o que
festejar!

Na UFPE - que é a instituição que conheço mais de perto-, o
Departamento de Estatística hoje dá de cem a zero naquele
do início dos anos 1980, em termos de qualidade científica
dos seus docentes. Mas uma vez, escrevo o que realmente penso!

Adiciono abaixo um e-mail que acabo de receber (omito seu nome,
pois não tenho autorização, mas a autora irá lê-lo aqui), para
demonstrar que na rede da ABE estamos fazendo um papel correto
em primar pelos bons valores da estatística. E eu irei sempre
repudiar os sabidamente irrecuperáveis.

Bom domingo, Gauss

****************************
Caro professor!

Queria muito agradecer-lhe por tanto "barulhar" nesta rede, junto aos irmãos
"Batman e Robin" do Rio. Adoro o Carlinhos, o Basílio só conheço daqui e o senhor já o vi em alguns congressos.

Sabe, as coisas podem ser boas, mesmo que a vida não tenha sido fácil, e
mesmo que já não somos jovens pesquisadores.
Eu sempre li com atenção as advertências.
Concordava, porém ficava muito triste, pois achava que nem aos 120 anos
eu chegaria....
Quem começa novinho é mais fácil, eu comecei bem mais velha.

Mas...essa semana, muitas coisas aconteceram em minha vida profissional.
Eu mostrei pra mim mesma, que consegui aprender um pouco sozinha (lendo e
estudando), um pouco em congressos, outro tanto amolando colegas e
professores.

E mais... finalmente eu concordei e pude decidir: é melhor levar alguns anos
para publicar bem feito do que sair tudo de qualquer jeito em toneladas
todos os meses!

Muito agradeço professor!