ludibriando com a fÃ

Fui motivado no domingo passado a escrever o texto "IndÃstria da FÃ"

por conta da senhora (62 anos) que faz faxina na minha casa hà bastante

tempo. Ela ganha entre R$ 60 a 70 por cada faxina em casas de famÃlia da

zona norte de Recife, o que lhe proporciona um salÃrio lÃquido mensal

(aproximado) de R$ 1300. Como adepta de uma dessas seitas religiosas

ela tem dado mais de R$ 130/mÃs a sua igreja. HÃ cerca de uns quatro

meses, passou a dar bem mais para agradar ao seu pastor que quer

ampliar o templo em Recife com a ajuda financeira dos seus fiÃis.

Em princÃpio, eu nÃo tenho nada a haver com o caso, pois o dinheiro à dela, mas

meu dever de cidadÃo conclama a escrever uma carta ao seu pastor, mostrando

que esse mecanismo à exploraÃÃo da ingenuidade dos mais humildes. Farei isso nesta

segunda feira e entregarei pessoalmente nessa Igreja.

Em tempo: acabo de receber a Veja com uma das frases mais comentadas da

semana do Sr. Romulado Panceiro (bispo da Igreja Universal, no vÃdeo em que ensina pastores a

arrecadar dinheiro em tempo de crise):

âNo domingo, falar assim: âolha, pessoa, em nome de Jesus, vocÃ, que agora vai semear em cima

dessa palavra aqui com 10000, vem aqui na frente. Com 1000 para cima, vem aqui na frenteâ.

Porque aà a gente nÃo estÃ, como se diz, estipulando. Foi na hora da oferta, um desafioâ.

Agora, nÃo me admira Edir Macedo ter arrecadado â nos Ãltimos anos -,

uma mÃdia de R$ 1 bilhÃo de reais por ano, ou seja, R$ 2,8 milhÃes por dia.

Bom domingo,

"O maior antro de corrupÃÃo no Brasil à o Senado Federal" (G. M. Cordeiro).