Re: [ABE-L]: Tá confuso pacas!

Pegando carona no texto
PS: A discordância que temos, eu e o Julio, de uma maneira mais simplista
possível é que ele acha que tudo é variável aleatória no sentido antigo
(proveniente de um experimento incerto) e para mim tudo é parâmetro no sentido antigo (tudo é fixo sómente são desonchecdidos). Nao ha diferenca entre um e outro , tudo depende da informacao que se tenha. A unica diferenca importante e que em certos contextos uma coisa e observavel e outra nao observavel. Em outro contexto pode acontecer o inverso. Basilio

Carlos Alberto de Braganca Pereira Escreveu:
É o Gauss tem 1/2 razão:
Ta tudo por inteiro confuso por inteiro.
Alguem diz que a coisa tá fixa e o aluno pergunta: Quem fixou? GOD?
Nós, eu e o Julio (sei laq se ele ainda pensa assim) pelo menos chamamos de
parâmetro aquelas quantidades desconhecidas e de interesse, que não são
observáveis no momento da inferência. Mas todas as quantidades desconhecidas damos o nome de quantidades aleatórias: as observáveis e as não observáveis, os parâmetros.
Digo ao Adilson: Diga lá sua predição do resultado do lançamento dessa moeda
(equilibrada e não honesta, pois quem é honesto sou eu e não a moeda): Ele dirá 1/2.
Na minha gaveta, eu tenho uma moeda, logicamente com uma face voltada para cima.
 Fecho a gaveta e pergunto ao Adilson: Qual sua previsão sobre a face voltada
para cima dentro da gaveta: Ai ele vai me responder que como tá fixa a face
voltada para cima (aqui fui eu quem fixou), ele não sabe responder.  Perdeu o
emprego?
O empresário de sucesso como éespertissimo pensa mas que diferença tem para o
Adilson se joga-se uma moeda ou se está escondida?
Aúnica diferença aqui é que ele sabe que eu sei a face da minha gaveta e sou tão
ignorante quanto ele quanto ao resultado da moeda que será lançada.
Vi tb dizer que parâmetro e algo fixo e desconhecido.  Fixado por quem? e
desconhecido de quem?

Coitado dos meninos do Gauss que sabem que não há alguma diferença de informação
nso dois casos mas insistem e dizer que tudo é diferente.

Boa noite colegas Carlinhos
[...]
antigo (tudo é fixo sómente são desonchecdidos). Baguncei legal?

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>

Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: 55 21 2562-7045/7047/2618/2558
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ