RE: [ABE-L]: Tá confuso pacas!

Basilio,
e demais redistas:

> PS: A discordância que temos, eu e o Julio, de uma maneira mais simplista
> possível é que ele acha que tudo é variável aleatória no sentido antigo
> (proveniente de um experimento incerto) e para mim tudo é parâmetro no
> sentido antigo (tudo é fixo sómente são desonchecdidos).

Quase isto...

1- Em muitos casos eu ate posso conceber um
parametro que tenha sido fixado,  por  quem de
direito (Deus?) e que eu apenas desconheca.

2- Em outros casos, Mecanica Quantica muito
especialmente, esta interpretacao eh impossivel.
Posso interpretar spin ou a polarizacao como uma
moedinha que pode dar cara ou coroa (0 ou 1,
+1/2 ou -1/2, etc.). Mas se eu pensar que o spin
de cada particula em um sistema esta fixado
ANTES de eu fazer as medidas pertinentes,
eu caio do cavalo! Nao tem jeito!
(Dentro da interptretacao padrao de MC...)
Estes parametros sao, OBRIGATORIAMENTE,
indeterminados antes de ser realizada a medida!

Mesmo no caso (1), entendo a este tipo de distincao criaria
a necessidade de criar "tipos" de probabilidade distintos:
Probabilidade de um tipo para experimentos "verdadeiramente"
aleatorios, e de outro tipo para valores fixos mais desconhecidos.
Nao! Para mim probabilidade eh uma coisa so...
Caso contrario, cada enunciado probabilistico deveria
vir rotulado (como um indice no sinal de igualdade ?-)
com o tipo apropriado.

Quando escrevo, em um modelo padrao,
f(x, theta) isto em uma distribuicao conjunta
de variaveis aleatorias (eu so reconheco um tipo):
No vetor x  estao as que SAO observaVEIS - observaDAS.
No vetor theta estao as NAO observaVEIS - observaDAS.

 Gosto das coisa simples.
 Gosto do calculo de probabilidade.
 Gosto tanto desta linguagem que eu a uso, indistintamente,
 para falar de coisas no espaco amostral e no espaco parametrico.
 A regra de Bayes eh meu mecanismo padrao de aprendizado.
 Isto, para mim,  eh ser Bayesiano.
 Nada mais.

 ---Julio

> [...]
>
> Nao ha diferenca entre um e outro , tudo depende da informacao que se tenha.
>
> A unica diferenca importante e que em certos contextos uma coisa e
> observavel e outra nao observavel. Em outro contexto pode acontecer o
> inverso.
> Basilio

> Basilio de Bragança Pereira
> *Titular Professor of Bioestatistics and of Applied Statistics
> *FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
> HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
> *UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro

The New Busy is not the old busy. Search, chat and e-mail from your inbox. Get started.