De: cpereira@ime.usp.br [mailto: cpereira@ime.usp.br]
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: [ABE-L]: Censura?

Caros redistas:
Acho que o Zé exagerou um pouco na qualificação.  Acho que não
chamaria de censura alguns estarem a procura apenas de um linha de
pensamento ou tema único.  Mas essa vontade não deve inibir as
discussões sobre deus/ermirios etc.
É tão simples a gente DELETAR o que não quer ler.  Por que impedir que
colegas discutam de forma livre alguns temas "culturais"?
Não gostou, apaga!.

Quando vejo Ermirio eu já apago pois tenho mais o que fazer pensando
no meu fluminense.   Tenho de me concentrar para com o pensamento
positivo tentar curar o Fred e o Deco a entrarem em campo.  Velas
incensos e outras mandracarias já usei e olha que já entrarão em campo
contra o Goias, que felizmente jogou hoje e seus jogadores irão estar
exaustos para o domingo.

Saudações
carlinhos
PS:
Afinal vamos ou não fazer nossos prognósticos do Brasileirão.
Por sorte não iremos precisar fazer pesquisas de opinião por cotas ou
probabilísticas.  Os dados estão a disposição.  Alguns de nossos
colegas já colocaram no ar páginas interessantíssimas sobre os
campeonatos.
Ninguem aqui vai dizer como faríamos predições mais precisas?
Subjetivo/objetivo ou indutivo/dedutivo, precisão é o cara que tem
menor distância entre a sua probabilidade e a real ocorrência.

Vamos aqui colocar um vetor de probabilidades de ganhar o campeonato.

A primeira posição do vetor é o Flu, segunda o Cor, terceira Cruz,
quarta Bota e quinta Grêmio.

(Flu;Cor;Cruz;Bota;Grêm). No final coloque 1 no lugar do time vencedor
e zero nos restantes.  Se o flu ganhar teríamos a observação
(1;0;0;0;0) e seja o meu vetor de probabilidades de campeão como
(p5;p4;p3;p2;p1); Meu score seria raiz de (1-p5)^2+((p4)^2+...((p1)^2.
Que tal cada um de nós apresentar seu vetor de probabilidades para no
final sabermos quem é o pé quente da lista?

Carlos Alberto de Braganca Pereira < cpereira@ime.usp.br>

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira