Era assim Eduardo Valle!

Caros Redistas,

A Ãrea de ComputaÃÃo em Recife à seguramente uma das melhores
do PaÃs e perdeu hà quase um mÃs um dos seus principais precursores:
o Prof. Eduardo Valle, era professor da UFRPE.

Por esse motivo, acho que vale a pena contar um causo
do nosso saudoso Prof. Eduardo. Acho que apenas sua
esposa (Joyse Breenzinckr) e eu conhecemos bem os detalhes,
conforme constatamos enquanto conversÃvamos no Ãltimo final de semana.

Eduardo serà homenageado pela Comunidade
JudÃica de Recife no prÃximo sÃbado no Segundo Festival
KEFF de Cultura JudÃica. Por coincidÃncia, esse à o dia que
completa um mÃs do seu falecimento.

Eduardo ainda muito jovem, em 1977, tornou-se professor do
Departamento de EstatÃstica e InformÃtica da UFPE, quando
esse ainda funcionava no atual prÃdio do Centro de
CiÃncias Humanas - ainda o prÃdio mais alto da UFPE.
Foi, tambÃm, professor da UNICAP. Naquela Ãpoca nÃo havia
dedicaÃÃo exclusiva. Fez vÃrias consultorias de informÃtica
para o Governo do Estado de Pernambuco.

No primeiro semestre de 70, a EMPREL (Empresa de Processamento
de Dados da Prefeitura de Recife) fez um convÃnio com a IBM
e alguns tÃcnicos do Rio dessa importante multinacional deram
(na sede da EMPREL) um curso de 6 meses em mÃdulos:
Fortran 77, Cobol, Algol, PL1.

A EMPREL selecionou 30 alunos para o curso. Eduardo foi um deles.
No final do curso, os 10 primeiros alunos aprovados seriam
contratados pela EMPREL. Advinhem os dois primeiros lugares:
Fred Montenegro (1o) e Eduardo Valle (2o). Fred, depois, foi
Diretor da Emprel. Eu era amigo de ambos (jà falecidos).

Quando saiu o resultado do concurso, convidamos Eduardo
e fomos num grupo de amigos e amigas comemorar no melhor
Restaurante de Boa Viagem - o Restau rante Barril, que
funcionava na Av. Boa Viagem. Era uma 6a feira e depois Ãriamos
a uma boate da moda: "Ferro Velho".

Quando terminamos o jantar e estavÃmos nos preparando para
Ãrmos à boate, Eduardo, para surpresa de todos, nos disse jÃ
em pà e em tom professoral:

"pessoal, nÃo poderei ir a boate, porque, enquanto jantÃvamos,
descobri uma maneira mais eficiente de fazer um programa em ALGOL.
Tenho que ir para casa para desenvolvÃ-lo".

Para nosso desgosto, fomosÂÃ boate sem ele. Era assim, o Eduardo que
perdemos!

Boa noite,

Gauss

"Pode-se enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas nÃo se consegue enganar todas por todo o tempo." Abraham Lincoln.