Re: [ABE-L]: TABELA PERIÃDICA serà corrigida

A notÃcia à muito interessante. No ginasial (qualquer que seja o nome atual
deste ciclo do ensino) nos impingiram a idÃia de "leis" universais, fixas e
exatas. Um modo mecanicista, muito arcaico, de ver as coisas. Depois dessa
lavagem cerebral, leva-se sÃculos para sacudir-se essas noÃÃes da cabeÃa e ver
que, afinal, temos apenas modelos. Mais outro sÃculo para se ver que nÃo hà
modelos eternos, sequer mesmo modelos verdadeiros.

Quanto ao uso de probabilidades e mesmo de estatÃstica, os fÃsicos e quÃmicos
antecederam em muito os "profissionais" de estatÃstica. MecÃnica estatÃstica jà
era assunto (de fÃsicos) no fim do sÃculo XIX.

O uso de conceitos estatÃsticos e o desenvolvimento de novas tÃcnicas
estatÃsticas em tantos ramos da tÃcnica e do conhecimeto humano, por gente
dessas Ãreas, Ã constante e vem de longuÃssima data. Um exemplo um pouco mais
recente, que me faz inveja, Ã o filtro de Kalman. Engenheiro, Kalman o publicou
em journal do IEEE. Gostaria que esse filtro, pelo que ele Ã, houvesse vindo de
um estatÃstico... HÃ muitos e muitos exemplos como este.

Eis meu ponto:  calcular valores com intervalos e avaliaÃÃo da incerteza nÃo à
privilÃgio da estatÃstica, ou de estatÃsticos. Nem que uma certa lei federal
brasileira determine isso (risos).

Abs

ZÃ Carvalho