Re: [ABE-L]: Convergencia

É interessante. No passado, décadas passadas, eu ajudava (colaborava) com
pesquisas em medicina e biologia. Lembro-me de que não conseguia financiamento,
nem reconhecimento. Do " lado de cá", matemática, o trabalho era tido como
irrelevante. Não faltava quem, mesmo na estatística, dissesse que fazíamos "
apenas análise de variância e regressão" (crítica besta, dita por quem, hoje
eu sei, não sabia nem uma nem outra e, para ser sincero, coisa alguma de
estatística. Só que era um "dirigente"). Do " lado de lá" , obviamente não
fazámos parte do time da casa. Eles arranjavam dinheiro para equipamento como
microscópios, vidraria, reagente. Pagar um computador, comprar livros  para
nós, ou software estava fora de cogitação. Não de nossos colegas diretamente
envolvidos nos trabalhos, mas dos órgãos financiadores.

Com o tempo, o prestígio do trabalho estatístico cresceu - e muito. Mas os
órgãos financiadores e a alta administração universitária tiveram um grande
atraso nesse reconhecimento. Agora, com genômica, com o sucesso de aplicações
de engenharia à medicina, tudo vem mudando. Só que o sucesso vem de fora.

Vou lhes dizer uma coisa: azar! Eu me diverti, aprendi um bocado e sigo
trabalhando em estatística e computação. Bem praticamente e no olho da
"convergência". Converso - e trabalho - com médicos, engenheiros e tutti
quanti com gosto e desenvoltura.

O futuro é brilhante. Poderíamos te-lo antecipado no Brasil um pouquinho.

Abs

Zé Carvalho

(boa, Carlinhos!)