[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

ProvÃvel Volatilidade? (Fonte: UOL)



17/01/2011 - 15h18

AÃÃes da Apple caem 7% em Frankfurt com notÃcia sobre doenÃa de Steve Jobs

Publicidade

DA EFE, EM FRANKFURT
DE SÃO PAULO

Os papeis da Apple recuaram nesta segunda-feira 7% na Bolsa de Frankfurt depois que seu executivo-chefe e co-fundador, Steve Jobs, anunciou novo pedido de licenÃa mÃdica temporÃria para concentrar-se em seus problemas de saÃde.

As aÃÃes da Apple desciam por volta das 13h30 (de BrasÃlia) 7%, cotado a 242 euros.

Jobs permanecerà "envolvido nas decisÃes estratÃgicas" da companhia, apesar do afastamento temporÃrio, como anunciou em comunicado enviado aos empregados.

No documento explica que comità executivo da Apple havia outorgado "uma permissÃo temporÃria para concentrar-se em sua saÃde", mas que continuarà como executivo-chefe.

HISTÃRICO MÃDICO

Em 2004, Steve Jobs descobriu que sofria de um tipo raro de cÃncer no pÃncreas. O tumor foi retirado apÃs uma cirurgia considerada bem-sucedida, mas a informaÃÃo sobre o assunto sà foi divulgada quando ele jà estava em tratamento.

Em janeiro de 2009, o executivo anunciou que tiraria uma licenÃa para descansar atà o final de junho, a fim de se recuperar de uma doenÃa que o tinha feito perder muito peso. Na Ãpoca ele explicou que seus problemas de saÃde tinham origem em um desequilÃbrio hormonal e que o tratamento era "simples e singelo".

Entretanto, uma semana depois ele anunciou, por meio de comunicado aos colaboradores da Apple, que os mÃdicos haviam verificado que seu problema de saÃde era mais complexo do que havia imaginado, por isso se licenciaria.

Seu afastamento e os poucos detalhes divulgados sobre a doenÃa de Jobs geraram especulaÃÃes e preocupaÃÃo entre alguns investidores, provocando a desvalorizaÃÃo das aÃÃes da empresa.

Em junho daquele mesmo ano, uma reportagem do "WSJ" revelou que ele se submetera a um transplante de fÃgado.

Um hospital do Tennessee (EUA) confirmou, dias depois, que o executivo-chefe da Apple passara por um transplante, mas que estaria bem e recebera "excelentes prognÃsticos" dos mÃdicos. De acordo com o Instituto de Transplantes do Hospital da Universidade Metodista em Memphis, ele passou pelo procedimento naquele momento porque era o paciente em situaÃÃo mais grave na lista.

Dias depois, o executivo jà anunciava o retorno ao trabalho.

Â

Â

"I had the blues because I had no shoes. Until upon the street, I met a man who had no feet" (Dale Carnegie).


Â