enganaÃÃo brasileira

Prosseguindo meu email anterior sobre a enxurrada de campi avanÃados no Governo Lula, quero reiterar que muitos deles foram concebidos em cidades de difÃcil acesso ou em cidades com menos de 50 mil habitantes, norteados apenas por aÃÃes polÃticas.ÂExiste um que fica a 700 km de Manaus que comprova esse fato.

Esses campi nÃo atrairÃo bons professores e nÃo darÃo uma boa formaÃÃo aos alunos! Mesmo nas capitais do Norte e Nordeste muitos cÃrebros preferem ir para o Sul maravilha.

Por que os recursos com essa expansÃo, no meu entender, desnecessÃria e realizada sem um estudo prÃvio bem detalhado, nÃo foi direcionado para melhorar as universidades existentes nas regiÃes do Norte e Nordeste?. Com efeito, nessas regiÃes, temos muito poucos cursos de pÃs considerados muito bons, com conceito 6 na Capes. Com conceito 7, sà temos um: o de SaÃde Coletiva da UFBA. No Rio, existem 24 cursos nÃvel 7! Por que nÃo tentar reduzir essa disparidade. O Governo, infelizmente, nÃo usa bem os dados que dispÃe.

Outra enganaÃÃo brasileira em moda sÃo os cursos à distÃncia. Nenhum aluno mediano aprende nada à distÃncia! Num desses cursos de Bacharelado em CiÃncias à distÃncia, um professor perguntou a cerca de 20 alunos, quantos litros equivaliam a um metro cÃbico. Pasmem, nenhum acertou a resposta!

Cordiais SaudaÃÃes,

Gauss

"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).