ENADE na 12a EMR

Caros redistas,

Informo que após o e-mail enviado a lista da ABE, ontem, já recebi o retorno de pessoas de 10 diferentes instituições solicitando o envio do material que disponho sobre o ENADE, o que mostra que a comunidade estatística está realmente interessada em um tema útil e importante como este.
Informo que repassarei inicialmente, aos interessados, o material que disponho da UFMG, com destaque para o material apresentado na EMR, e utilizado para explicar aos alunos, antes da prova de 2009, como funcionava o ENADE e qual a importância do comprometimento dos estudantes com o exame. A Profa. Lúcia Barroso-USP solicitou um pouco mais de tempo para complementar o material que ela apresentou na EMR, referente ao conteúdo das questões do ENADE Estatística e, assim que ela me enviar, repassarei também aos interessados.

Caso alguém da UFRJ, 2o curso melhor avaliado no ENADE, queira disponibilizar algum material sobre o assunto, será de grande utilidade para todos, assim como pessoas de outras universidades estão convidadas a também enviar material. Caso não queiram colocar diretamente na lista da ABE, me enviem que repasso aos que estão me solicitando material.

Em função do interesse despertado pela comunidade neste tema, seria interessante que a ABE criasse um forum de discussão, via e-mail, para que todos os interessados pudessem trocar idéias e, na medida do possível, utilizar as informações disponíveis para melhorar suas graduações, visto que no próximo ano deveremos ter o 2o ENADE para as graduações em Estatística do Brasil. Enquanto não tivermos este forum me disponho a continuar a repassar, aos interessados, o material que tenho sobre o assunto.

A mesa redonda na EMR foi apenas o pontapé inicial, precisamos dar continuidade a esta discussão para que tenhamos resultados efetivos já no próximo ENADE.

Cordialmente,
Pledson

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3785 r39 ou (84) 3215-3716 r39;
Fax: (84) 3215-3790