[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: dados de violencia em MG



O escamoteamento de informaÃÃes ao pÃblico (diria melhor, ao povo) pelo governo à um problema, que foi mencionado aqui, pelo triste episÃdio de suposta venda de dados de crimes em SÃo Paulo. Dados existentes, mantidos longe do conhecimento do povo a pretexto de evitar problemas sociais.

Temos de resolver esse problema. NÃo hà democracia sem informaÃÃo e informaÃÃo à poder. Desde algum tempo (faz parte da "heranÃa bendita"), se tem publicado na Internet mais e mais dados sobre orÃamento e outros dados prÃprios da gestÃo governamental. Lembro-me que fiquei feliz, quando, hà muito tempo, tive em mÃos dados - pÃblicos - do Datasus. O sistema era prÃprio do Datasus e dava um pouco de trabalho para colocar em meus sistemas, mas là estavam, à disposiÃÃo de quem os quisesse analisar. Brincando com os dados, descobri que em um municÃpio paulista a maior parte das internaÃÃes (>90%) era atribuÃda a alcoolismo. E a enorme maioria das internaÃÃes por alcoolismo era feita por um sà mÃdico. Uau!!! Aà devia ter coisa... Fora isso, tal tipo de dados serve para muitas anÃlises, que podem ser feitas por quem quiser fazÃ-las, nÃo sà pelos proprietÃrios dos dados. Mais um exemplo (um "causo"): na sede da OMS, em Genebra, ano de 1978, eu soube da existÃncia de dados sobre esquistossomose à beira do Lago Volta, um lago artificial africano. Interessei-me e pedi acesso aos dados. A resposta que obtive foi que os dados seriam analisados pelos "especialistas da OMS". Protestei e recebi uma resposta que me pareceu arrogante - "peÃa oficialmente atravÃs de seu governo!"

Dados como esses sÃo pÃblicos, obtidos com recursos de governo, por agÃncias pÃblicas e tem de ser divulgados e postos à disposiÃÃo de quem os queira. O cidadÃo tem o direito de se informar. Inclusive ativamente, analisando dados brutos, em vez de passivamente, recebendo anÃlises de terceiros.

Bom saber que SÃo Paulo divulgarà os dados de ocorrÃncias policiais (com local, data e hora) e de que MG jà o faz. Oxalà tenhamos mais e mais dados que permitam conhecer nossa sociedade, o meio ambiente e acompanhar a gestÃo governamental.

Note-se bem que sei de numerosas boas fontes de dados que poderiam servir de bom exemplo, mas que sÃo omitidas aqui, por questÃo de tempo e espaÃo. A referÃncia negativa à feita ao escamoteamento de alguns dados, o que nÃo pode acontecer.

Abs

ZÃ C.

On Tuesday 29 March 2011 22:49:15 Pedro Luis Nascimento Silva wrote:

> Renato,

>

> bem interessante a nova fonte de informaÃÃo. Me chamou a atenÃÃo o fato de

> que a categoria "Outros crimes" seja a de maior prevalÃncia, indicando que

> provavelmente a classificaÃÃo destes em tipos mais detalhados seria Ãtil

> para compreender melhor o fenÃmeno.

>

> Mas à um grande avanÃo ter acesso a tais informaÃÃes on line e com tanta

> rapidez.

>

> Grande abraÃo, Pedro.

>

> Em 28 de marÃo de 2011 06:28, Renato AssunÃÃo <assuncao@est.ufmg.br>escreveu:

> > Dados de violencia por municipio em MG.

> > Nao e' muita coisa, mas ja' e' alguma coisa...

> >

> >

> > http://www.mp.mg.gov.br/arquivoscaocrim/estatisticaCrime/paginas/Estatist

> > icaCriminal.htm