[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

RES: [ABE-L]: Dados públicos



    Rodrigo e demais redistas,
    Vejam como os "pobrema" são tratados em nosso país... Essa análise não apareceu na campanha eleitoral de 2010. Nem pela situação e muito menos pela oposição, mas a bolinha de papel, ah... Essa deu o que falar. 
   
 -----Mensagem original-----
De: Rodrigo Lopes Sant´Anna [mailto:rodrigo.math@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 30 de março de 2011 13:32
Para: Luiz Sergio Vaz
Cc: abe-Lista
Assunto: Re: [ABE-L]: Dados públicos

Na onda de completar o e-mail anterior, venho fazer o mesmo com o e-mail do Luiz Sérgio.
 
Achei interessante a reportagem de ontem do Jornal Nacional sobre o aumento so preço do Etanol no Brasil. ( http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/03/preco-do-etanol-no-brasil-so-vale-pena-para-motoristas-do-mato-grosso.html )
 
O que me chamou a atenção foi o seguinte trecho "De 2007 a 2010, o consumo de etanol no Brasil cresceu 61%, enquanto a produção aumentou apenas 22%. O Brasil vai importar álcool: 200 milhões de litros dos Estados Unidos para tentar conter a disparada nos preços."
 
Segundo a reportagem, a explicação do especialista emenergia Adriano Pires sobe o prinipal motivo para o aumento foi "A novidade dessa crise de combustível que a gente está vivendo é que está ocorrendo pela primeira vez no Brasil um desequilíbrio entre oferta e demanda. No final de 2008 pra cá, houve um aumento absurdo de automóveis novos e o governo esqueceu, do outro lado, de incentivar economicamente, através de sinais econômicos, o crescimento da produção de etanol"
 

Acredito que o governo vem errando em sua política de incentiva demasiadamente o consumo, mas, por outro lado, não dar o incentivo necessário aos meios produtivos. As consequências dessa política a gente vê no dia a dia: Aumento da gasolina, no preço dos imóves, no mercado etc, ou seja, a velha inflação. 
 


--
Rodrigo Lopes