É com os exemplos que aprendemos desde sempre. Os erros dos outros são importantes para que não os cometamos. Além do mais, não é tão dos outros assim. Ou não estamos falando do mesmo sistema de ensino? Ainda mais, será que não estamos sujeitos a mesma política? No texto anterior, tem realidade de ensino superior (FATECs). Ah! Esqueci, não conta porque não é universidade, né? Reafirmo que necessitamos quebrar o gesso da estrutura universitária, mas isso é uma coisa que deve ser planejada e com cuidado para que os índices não valorizem quem não merece. Já que minhas palavras devem ser ignoradas, sugiro que leia: http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/01/sobre-meritocracia-nas-universidades.html Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros PPGBEA-UFRPE DOUTORANDO Date: Sun, 15 May 2011 20:04:20 -0700 From: daniellesteffen@yahoo.com Subject: Re: [ABE-L]: Jacob Palis (Meritocracia) To: napoleaok@hotmail.com; cribari@gmail.com; abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com A implementacao torta da meritocracia nao a denigre por si so. O fato de se implementarem indicadores nao correlacionados, ou pouco correlacionados com meritocracia mostra somente um interesse perverso em que essa nao seja implementada, apenas trocando 6 por meia duzia. Nao adianta criticar algo se o exemplo que se da nao representa aquele algo. Danielle De: Kleber N. N. O. Barros <napoleaok@hotmail.com> Para: cribari@gmail.com; abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com Enviadas: Domingo, 15 de Maio de 2011 20:53 Assunto: RE: [ABE-L]: Jacob Palis (Meritocracia)
Concordo sim, que é preciso classificar e bonificar de forma
diferenciada os professores, atraindo pessoas capazes para nossas
escolas e universidades, a exemplo do IMPA. No entanto, é preciso tomar
cuidado com a meritocracia. Índices como "produtividade" (relação entre
alunos aprovados e matrículados) conrrompem o sistema. Conheço
professores que ao se implantar um sistema desses em faculdade
particular, começaram a escrever livros com conteúdo tirado da internet
(muitas vezes, não tinha nada relacionado com a área que trabalhavam) e
aprovar alunos de qualquer forma, só para atingir a meta. Professores
de escola de referência do estado de Pernambuco, começaram à "alisar"
os estudantes para se "encaixar no perfil" (era esse o termo exato que
os gestores e empresas envolvidadas utilizavam, para fazer a lavagem
cerebral). A implantação de plano de cargos e carreiras que se baseam em bonificação deve ser bem planejada para evitar tais vícios. A entrevista abaixo, embora ilustrando o caso do ensino médio pode, facilmente, ser pensada para o ensino superior. http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-meritocracia-e-o-ilusionismo Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros PPGBEA-UFRPE DOUTORANDO Date: Sun, 15 May 2011 09:08:17 -0300 From: cribari@gmail.com To: abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com Subject: [ABE-L]: Jacob Palis Car*s, Entrevista com o Jacob Palis nas páginas amarelas da edição dessa semana da revista VEJA (edição 2217, ano 44, número 20, 18 de maio de 2011):
Saudações acadêmicas, FC -- Francisco Cribari-Neto, cribari@gmail.com |