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RE: [ABE-L]: Jacob Palis (Meritocracia)



É com os exemplos que aprendemos desde sempre. Os erros dos outros são importantes para que não os cometamos. Além do mais, não é tão dos outros assim. Ou não estamos falando do mesmo sistema de ensino? Ainda mais, será que não estamos sujeitos a mesma política? No texto anterior, tem realidade de ensino superior (FATECs). Ah! Esqueci, não conta porque não é universidade, né?

Reafirmo que necessitamos quebrar o gesso da estrutura universitária, mas isso é uma coisa que deve ser planejada e com cuidado para que os índices não valorizem quem não merece.

Já que minhas palavras devem ser ignoradas, sugiro que leia:

http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/01/sobre-meritocracia-nas-universidades.html


Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros
PPGBEA-UFRPE
DOUTORANDO







Date: Sun, 15 May 2011 20:04:20 -0700
From: daniellesteffen@yahoo.com
Subject: Re: [ABE-L]: Jacob Palis (Meritocracia)
To: napoleaok@hotmail.com; cribari@gmail.com; abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com

A implementacao torta da meritocracia nao a denigre por si so. O fato de se implementarem indicadores nao correlacionados, ou pouco correlacionados com meritocracia mostra somente um interesse perverso em que essa nao seja implementada, apenas trocando 6 por meia duzia.

Nao adianta criticar algo se o exemplo que se da nao representa aquele algo.

Danielle


De: Kleber N. N. O. Barros <napoleaok@hotmail.com>
Para: cribari@gmail.com; abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com
Enviadas: Domingo, 15 de Maio de 2011 20:53
Assunto: RE: [ABE-L]: Jacob Palis (Meritocracia)

     Concordo sim, que é preciso  classificar e bonificar de forma diferenciada os professores, atraindo pessoas capazes para nossas escolas e universidades, a exemplo do IMPA. No entanto, é preciso tomar cuidado com a meritocracia. Índices como "produtividade" (relação entre alunos aprovados e matrículados) conrrompem o sistema. Conheço professores que ao se implantar um sistema desses em faculdade particular, começaram a escrever livros com conteúdo tirado da internet (muitas vezes, não tinha nada relacionado com a área que trabalhavam) e aprovar alunos de qualquer forma, só para atingir a meta. Professores de escola de referência do estado de Pernambuco, começaram à "alisar" os estudantes para se "encaixar no perfil" (era esse o termo exato que os gestores e empresas envolvidadas utilizavam, para fazer a lavagem cerebral).

     A implantação de plano de cargos e carreiras que se baseam em bonificação deve ser bem planejada para evitar tais vícios. A entrevista abaixo, embora ilustrando o caso do ensino médio pode, facilmente, ser pensada para o ensino superior.


http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-meritocracia-e-o-ilusionismo


Kleber Napoleão Nunes de Oliveira Barros
PPGBEA-UFRPE
DOUTORANDO







Date: Sun, 15 May 2011 09:08:17 -0300
From: cribari@gmail.com
To: abe-l@ime.usp.br; mjmslemos@gmail.com; ivainsencher@gmail.com
Subject: [ABE-L]: Jacob Palis

Car*s, 

Entrevista com o Jacob Palis nas páginas amarelas da edição dessa semana da revista VEJA (edição 2217, ano 44, número 20, 18 de maio de 2011):


Saudações acadêmicas, 

FC

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Francisco Cribari-Neto, cribari@gmail.com