[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico]
[Índice de assunto]
Re: [Fwd: [ABE-L]: Mensagem do Professor Ubiratan D`Ambrósio à SBEM]
- Subject: Re: [Fwd: [ABE-L]: Mensagem do Professor Ubiratan D`Ambrósio à SBEM]
- From: Renato Assunção <assuncao@est.ufmg.br>
- Date: Sun, 16 Oct 2011 14:56:07 -0200
Discordo da opiniao do professor Ubiratan resumida aqui:
> Estamos passando por uma fase difícil na profissão. Há uma grande
> incompreensão
> sobre nossa missão. Somos vistos pelas autoridades, pelos pais, pelos
> alunos e
> mesmo por alguns colegas como treinadores de jovens para passar em exames.
> Nessa visão distorcida de missão do professor, quando os resultados são
> ruins a
> culpa é dos professores. Sabemos que a causa do baixo rendimento é a própria
> conceituação de exames e testes padronizados como instrumentos de
> avaliação da
> educação. A situação é particularmente grave na disciplina matemática.
Eu acredito fortemente que so temos a ganhar com os exames
padronizados, com as avaliacoes
repetidas e constantes. Com as devidas excecoes e meritos
inidividuais, o ensino no Brasil e' muito ruim
e estas avaliacoes, nacionais e internacionais, vem mostrando isto
claramente, Sem elas, nao podemos
nem comecar a fazer o diagnostico do problema, nao conseguimos
vislumbrar e solucoes e, mais importnate,
nao conseguimos verificar se mudancas causam a algum efeito positivo.
Eu gostaria que estas avaliacoes fossem mais extensas, mais profundas
e mais constantes.
Que atingissem o enssino superior, que a remuneracao do professor
fosse ligada de alguma forma
a avaliacoes (dele mesmo e de seus alunos), que... Bom, deixa eu ir
trabalhar que minha avaliacao
esta vindo por ai...
Renato