[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Pontos do Prof. Francisco Rodrigues



Caros Redistas,

Segue abaixo um email com alguns pontos interessantes, que me foi
enviado pelo Prof. Francisco Rodrigues (USP-São Carlos).
Ele me autorizou a sua divulgação. Cordiais Saudações,
Gauss

*******
Prezado Prof. Gauss,

sobre o seu comentário a respeito dos alunos da Estatística, talvez as
materias abaixo ajudem a entender o que está acontencendo. Os cursos de
estatística têm baixa procura e, dessa forma, atraem alunos com pior
formação. Diferentemente dos cursos de matemática e física, que também têm
baixa procura, os cursos de estatística recrutam alunos que não sonhavam
em ser estatísticos. Na verdade, é difícil que um estatístico formado um
dia sonhou em ser estatístico, pois a estatística é desconhecida da
maioria da população. Desse modo, os alunos já ingressam na universidade
com deficiências e sem motivação, o que os tornam apáticos e com baixo
rendimento acadêmico. Entram porque é "fácil"...

A única solução que vejo é a seguinte: o Conselho Regional de Estatística
deve investir em propaganda, de modo a atrair mais alunos e aumentar a
concorrência nos cursos. Isso é o que acontece com os cursos de
Engenharia. Por exemplo, nas USP, o curso de Engenharia Civil é um dos
mais concorridos, pois o mercado da construção civil está aquecido. Nesse
caso, o vestibular acaba sendo uma peneira fina e os alunos que ingressam
na universidade já possuem conhecimento suficiente para terem sucesso na
universidade.

Seguem algumas reportagens interessantes sobre o ensino no Brasil. Uma
triste realidade...


ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ensino+medio+a+pior+etapa+da+educacao+do+brasil/n1238031482488.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/alunos+terminam+ensino+medio+sem+aprender/n1238097714540.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/faltam+professores+qualificados+no+ensino+medio/n1238106792909.html

Abraços
Francisco