Ajuda - Estatística Descritiva Estratificada no R

Prezados,

    Tenho um problema aparentemente básico mas, como não sou dos usuários mais enfronhados no R, não consegui solucioná-lo sozinho. Agradeço a qualquer colega que possa dar uma dica sobre o assunto.

    Trata-se do seguinte: possuo duas variáveis (vetores) X e Y, onde X é o indicador do estrato ao qual pertence cada observação. Eu gostaria, então, de:

        1) Calcular as médias de Y para cada valor de X (notemo-las Ybarra_1, Ybarra_2 etc.)
        2) Fazer um gráfico de dispersão Ybarra_i versus i

    Eu consigo fazer essas duas etapas no Excel, com alguma facilidade. Mas se existir algum comando que faça isso no próprio R, economizarei um tempinho razoável gasto com cópias, colagens e ajustes nos formatos dos números.

Obrigado por qualquer dica,
Marcelo