[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: ENEM TRI e ABE



Caros,

Aproveito a mensagem da Denise para parabenizar minha ilustre conterranea pelo importante
cargo na Direcao de Avaliacao do Ensino Basico do INEP.

A TRI tem crescido muito no Pais e temos um pessoal altamente especializado nessa
area - organizando reunioes importantes como os citados abaixo +Dani (UFRJ)+ Heliton(UFPA)+ Caio (Unicamp)
+Cibele (Unb), entre muitos outros atuantes colegas. Infelizmente, o cansaco da minha vagabundagem
em Natal nao me faz lembrar agora de todos.

Bom domingo!

Gauss


"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).



Â




Em 08/01/2012 10:08, Denise Britz do Nascimento Silva < denisebritz@gmail.com > escreveu:
Caros,
envio anexo Âmensagem da Tereza Barbosa atualÂÂDiretora de AvaliaÃÃo do Ensino BÃsicoÂÂdo INEP.
AbraÃos e Bom Domingo .
Denise


Em 6 de janeiro de 2012 05:53, Maria Tereza Serrano Barbosa <Maria.Barbosa@inep.gov.br> escreveu:
Cara Denise,

Como diretora da Diretoria de AvaliaÃÃo do Ensino BÃsico e tambÃm como participante da ABE e desta lista desde o seu inÃcio peÃo a gentileza que vocà mande para a lista este texto abaixo. Como nÃo atualizei a mudanÃa de domÃnio da Fiocruz Âno meu e-mail cadastrado (acho que à isso) Ârecebo os e-mails, mas nÃo consigo postar.
obrigada


Aos participantes da lista da AssociaÃÃo Brasileira de EstatÃstica,

Assumi a diretoria de AvaliaÃÃo do Ensino BÃsico do INEP em marÃo de 2011 e pude entrar em contato com um instituto de muita competÃncia e seriedade que contou e conta com os nomes mais importantes da Ãrea da estatÃstica do Brasil no desenvolvimento e aplicaÃÃo das suas mais diversas metodologias, tanto em suas amostras, como na aplicaÃÃo da Teoria da Resposta ao Item: Wilton Bussab, Rube n Klein, Pedro Nascimento Âe Silva, Dalton Andrade, Francisco Soares e ÂTufi Soares. ÂO INEP, Âdesde 1995, utiliza a TRI e desde 1998 realiza o ENEM. A partir da ampliaÃÃo do uso do ENEM, Âem 2009, Âquando introduziu a TRI em seus exames Âe com a contÃnua e crescente ÂsubstituiÃÃo dos vestibulares, passou a ser objeto de mais visibilidade e muitos ataques. Apesar de sabermos Âque por trÃs de muitas das crÃticas, processos judiciais e outras tentativas de desmoralizaÃÃo do Instituto, existem interesses polÃticos, comerciais e atà pessoais, consideramos que tem sido Âsalutares e esclarecedoras as discussÃes que permitiram  ÂÂa elaboraÃÃo de inÃmeras Ânotas tÃcnicas, a participaÃÃo em palestras (atà para os procuradores do MinistÃrio PÃblico), mesas redondas (ESAMP e CONBATRI)  buscando fornecer Âesclarecimentos Âà Âsociedade e principalmente aos participantes do ENEM que sÃo bombardeados por notÃcias e processos judiciais que lhes de ixam, como à natural, inseguros e cheio de questionamentos.
Diante da importÃncia desta discussÃo, sabemos que Ânesta lista todos sÃo capazes de entender que uma avaliaÃÃo pela ÂTeoria ClÃssica à completamente dependente do teste e que o percentual de acertos em uma disciplina nÃo està em uma mesma Â"escala" que o percentual de acertos em outra (considerando que depende se o teste à mais fÃcil ou mais difÃcil). TambÃm sabemos que os vestibulares, os concursos e inclusive nossas avaliaÃÃes em sala, utilizam metodologias distintas para chegar a uma mÃdia final (prova de aula e prova Âescrita; prova escrita e listas de exercÃcios ou provas objetivas e redaÃÃo).
Assim, gostaria de saber se os membros desta lista que postaram a entrevista do Leonardo Cordeiro, Âconsideram que Âo fato do entrevistado ter em seu currÃculo instituiÃÃes de renome, o torna um especialista em Teoria da resposta ao Item. Minha preocupaÃÃo em postar este texto   Ã de que a nÃo manifestaÃÃo dos membros da lista possa fazer Âos juÃzes considerarem Âque a AssociaÃÃo Brasileira de EstatÃstica està concordando com os argumentos e com o artigo (nÃo publicado) disponibilizado junto ao texto.
O INEP tem clareza que pode aperfeiÃoar ainda mais suas avaliaÃÃes , inclusive introduzindo a TRI no processo de correÃÃo da redaÃÃo, mas à certo tambÃm que à neste instituto que està sendo aplicado o que existe de mais avanÃado no Brasil na Ãrea de avaliaÃÃo.

SaudaÃÃes

Maria Tereza Serrano Barbosa
Diretora de AvaliaÃÃo do Ensino BÃsico do INEP