Uns vão e outros vêem!

Caros Redistas,

Ontem e hoje foram dias especiais para mim.

Ontem, 29 de fevereiro, por cerca de 5 (cinco) horas, das 14 hs 20 min às
19hs 15 min, ocorreu a defesa da Tese de Doutorado na Pós-Graduação de
Estatística da UFPE de Abraão David Costa do Nascimento, intitulada

"Teoria da Informação Estatística e processamento de Imagens: Novas
Metodologias para Análise de Dados PolSAR",

orientada pelos professores Alejandro Frey (UFAL) e Renato Cintra (UFPE).

Uma tese realmente brilhante tendo já produzido 14 (CATORZE) artigos
científicos publicados em periódicos e congressos internacionais e outros
submetidos nos seus 4 anos de doutorado. O doutorando baseou seu
trabalho de pesquisa em 135 artigos de 40 periódicos distintos.

A banca foi constituída pelos professores Hélio Magalhães (examinador
externo, Engenharia Eletrônica e Sistemas, UFPE), Renato (co-orientador),
Alejandro (orientador), Corina da Costa Freitas (examinadora externa,
INPE), Klaus Vasconcellos e eu como examinadores internos. No meu
entender, Abraão já é um pesquisador exemplar no País.

Nossos futuros mestres, à semelhança do Abraão, serão bem diferentes
daqueles professores de meia-idade que apenas hibernam e,
por não serem capazes de produzir algum resultado científico
importante, adoram atirar pedras nos pesquisadores que realmente
produzem.

Parte do mérito da boa formação do Abraão deve-se ao Coordenador da
Pós-Graduação em Estatística da UFPE (leia-se Francisco Cribari-Neto)
que - com muita competência e rigor -, conduz a nossa pós.

Hoje, pela manhã, ocorreu minha posse como Diretor do Centro de Ciências
Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
tendo sido prestigiada pelas autoridades universitárias e vários
cientistas desse prestigioso centro e de outros centros.

O evento em si é uma mera formalidade e não me envaidece em nada, mas o
que me deixa contente é saber que terei o apoio formal do Reitor para
ampliar e melhorar as instalações físicas dos Departamentos de Matemática
e Estatística, um projeto pelo qual venho lutando com afinco
há quase 8 meses.

Uns vão e outros vêem!

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro