Esclarecimento ao Carlinhos

Caro Carlinhos,

Gostaria que ficasse claro para vocà o seguinte. Um professor que recebe como DE tem por

obrigaÃÃo de ensinar e pesquisar (leia-se publicar, pesquisa nÃo-publicada inexiste), pois recebe

pelas duas atividades.

Um professor que se aposenta de uma universidade pÃblica, tem o direito de ir para onde for

aprovado por concurso. Ficar na praia à uma opÃÃo. Outra à ir para a universidade privada e

uma terceira opÃÃo à retornar para uma universidade pÃblica.

InÃmeros cientistas importantes do Brasil fizeram hà dÃcadas e fazem isso de forma rotineira,

justa e legal. De ex-presidentes da SBPC atà aqueles que se aposentaram no exterior

e retornaram para as universidades pÃblicas do PaÃs. Alguns departamentos estÃo se

deteriorando por falta de lideranÃas, incluindo na EstatÃstica.

Eu nÃo irei falar mais sobre esse tema na rede da ABE para nÃo perder meu precioso tempo.

Estou trabalhando desde Ãs 7hs da manhà desse sÃbado nas minhas pesquisas e esse fato me

realiza bem mais, pois estou desenvolvendo a Ãrea cientÃfica que trabalho e formando

novas lideranÃas no PaÃs, do que està discutindo um tema que uns poucos consideram

ainda polÃmico.

Um bom final de semana,

Gauss Cordeiro

"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).