[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

reconhecimento de Obama (repassando)



OBAMA RECONHECE O RECIFE COMO A ORIGEM DOS PRIMEIROS JUDEUS AMERICANOS;

porÂLeonardo AntÃnio Dantas Silva, quarta, 9 de Maio de 2012 Ãs 08:48 Â

Hà 350 anos, um grupo de 23 refugiados judeus fugiram do Recife, Brasil, acossados pelo fanatismo e pela opressÃo. Para eles, isto marcou o fim de mais um capÃtulo de perseguiÃÃo a um povo que tinha sido testado do momento em que se reuniu e professou a sua fÃ. No entanto, eles tambÃm marcaram um novo comeÃo. Quando esses homens, mulheres e crianÃas desembarcaram em Nova Amsterdam - que mais tarde tornou-se New York City - encontraram nÃo sà um porto seguro, mas laÃos iniciais de uma tradiÃÃo de liberdade e oportunidade que iria vincular para sempre a sua histÃria com a histÃria Americana.

Aqueles 23 crentes abriram o caminho que milhÃes seguiram. Durante os 3 sÃculos seguintes, Judeus de toda parte foram construir novas vidas na AmÃrica - uma terra onde a prosperidade era possÃvel, onde os pais poderiam dar a seus filhos mais do que eles tinham, onde famÃlias nÃo mais temeriam o espectro da violÃncia ou do exÃlio, mas viveriam a sua fà aberta e honestamente. Mesmo aqui, Judeus Americanos sentiram as dores de males e hostilidade, ainda, atravÃs de cada obstÃculo, geraÃÃes carregaram consigo a profunda convicÃÃo de que um futuro melhor estava ao seu alcance. Na adversidade e no sucesso, juntaram-se uns aos outros, renovando a tradiÃÃo de comunidade, os propÃsitos morais e partilharam a luta tÃo inerente à sua identidade.

Sua histÃria de inquebrantÃvel perseveranÃa e sua crenÃa nas promessas do amanhà oferecem uma liÃÃo nÃo sà aos Judeus Americanos, mas a todos os Americanos. GeraÃÃes de Judeus Americanos contribuiram para algumas das grandes realizaÃÃes do nosso paÃs e enriqueceram para sempre a vida da nossa naÃÃo. Como um produto de heranÃa e fà ajudaram a que abrÃssemos os olhos para a injustiÃa, para os necessitados e para a simples idÃia de que devemos reconhecer a nÃs mesmos (nos indentificar) nas lutas de nossos companheiros homens e mulheres. Esses princÃpios fizeram com que advogados Judeus lutassem pela igualdade e direitos das mulheres no trabalho e a pregar contra o racismo dos --- bimah: inspiraram muitos a conduzir simpatizantes em marchas para acabar com a segregaÃÃo , ajudaram a forjar vÃnculos inquebrÃveis com o Estado de Israel e a manter o ideal de tki... (de melhorar o mundo) - nossa obrigaÃÃo de consertar o mundo. Judeus Americanos serviram heroicamente na batalha e nos inspiraram a perseguir a Paz, e hoje, eles se mantÃm como condutores (lÃderes) nas comunidades ao longo da (ou: em toda a) nosssa NaÃÃo.

Mais de 300 anos depois que esses refugiados puseram os pÃs na Nova Amsterdam, comemoramos o contÃnuo legado dos Judeus Americanos - dos milhÃes que atravessaram o AtlÃntico à procura (ou: para assegurar) de uma vida melhor, para seus filhos e netos, e para todos cuja crenÃa e dedicaÃÃo os inspirasse a alcanÃar o quà os seus antepassados podiam apenas imaginar. Nosso paÃs à mais forte por sua contribuiÃÃo, e este mÃs, comemoramos as inÃmerÃveis maneiras com que enriqueceram a experiÃncia Americana.

AGORA, PORCONSEGUINTE, EU, BARACK OBAMA, Presidente dos Estados Unidos da AmÃrica, investido da autoridade a mim concedida pela ConstituiÃÃo e pelas leis dos Estados Unidos, aqui proclamo o mÃs de Maio de 2012 como o MÃs da HeranÃa Judaica/Judia Americana. Convoco todos os Americanos a visitaremÂwww.JewishHeritageMonth.govpara que aprendam mais sobre a heranÃa e a contribuiÃÃo dos Judeus Americanos e para que usufruam este mÃs com programas apropriados, atividades e cerimÃnias.

Em testemunho para este fim ponho a minha mÃo (assino?) neste segundo dia de maio, do ano de dois mil e doze, e de 236 anos da IndependÃncia dos Estados Unidos da America.

BARACK OBAMA

Traduzido do Boletim da Casa Branca por Liliana FalÃngola (Recife).

Gauss M. Cordeiro

(Departamento de EstatÃstica da UFPE, Tel (81) 21267434)



Â