Re: [ABE-L]: Qualis da area de Matematica/Probabilidade e Estatistica

Caros Dani e demais redistas,

Esse é´o último e-mail que envio relacionado ao Qualis. Entendo que esse sistema tem efeitos
produtivos na Pós-Graduação do País e merece ser aprimorado continuamente. Contudo, gostaria de
salientar que eu nunca direcionei um único artigo meu a um periódico pensando no Qualis.

Qualquer discussão sobre ajustes ao mesmo estarei até à disposição para discutir
mas apenas durante o SINAPE, pois no momento ando bem atarefado. Entretanto,
persisto com os meus pontos principais:

i) Qualquer estatístico de bom senso (incluo você Dani) e isento de "argumentos por meros primeiros
princípios" sabe muito que o "American Statistician" não pode estar na mesma classe de
equivalência que o JRSS-B, Annals, Biometrika e JASA;

ii) Uma das áreas da Estatística mais reconhecidas e produtivas do País (nos últimos anos) a nível internacional é
aquela de "lifetime models" com inúmeros pesquisadores bem atuantes em várias instituições brasileiras.
Rebaixando o CSDA e o JSPI de A2 para B1, a CAPES está penalizando uma de suas áreas de maior destaque.

Boa noite a todos.

Cordiais Saudações,

Gauss