Caio

De: Dani Gamerman <dani@im.ufrj.br>
Para: gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br>; "forumppg@impa.br" <forumppg@impa.br>; abe-l@ime.usp.br
Enviadas: TerÃa-feira, 19 de Junho de 2012 16:39
Assunto: Re: [ABE-L]: Sobre o Qualis da EstatÃstica

Caros

Tamvem gostava de criticar Qualis e similares atà ser convocado para
uma das primeiras reuniÃes do Qualis e ver a imensidÃo do trabalho
là envolvido. Desde entÃo tenho evitado convites para participar
novamente pois, apesar de reconhecer sua importÃncia, sei que à um
trabalho Ãrduo e impossÃvel de ser fail-proof.

TambÃm acho que houve algumas poucas classificaÃÃes indevidas mas
respeito e aprovo as decisÃes tomadas pela comissÃo; e nÃo vejo nada
de errado no CSDA sendo B1 (mesmo tendo publicado alguns artigos lÃ).

à justamente por isso que, usando o TCL, dà pra dizer que as possÃveis
perdas se compensam com os ganhos numa avaliaÃÃo de um programa de PG
mas que o Qualis nÃo deve ser usado em avaliaÃÃes individuais.

AbraÃos
Dani

> Caros Colegas,
>
> Considero e alguns colegas meus pensam, tambÃm, dessa forma, que
> hà quatro notÃveis injustiÃas, trÃs revistas
>
> subclassificadas e uma superclassificada nesse QUALIS :
>
> 1) Computational Statistics and Data Analysis - fator de impact > 1,
> fator de impacto de 5 anos > 1.3 : Està como B1. No QUALIS anterior
> era A2. Trata-se de uma mais importantes revistas de EstatÃstica
Computacional;

> [...]
> majoritariamente artigos curtos e/ou de divulgaÃÃo.
>
> Qualquer pesquisador em EstatÃstica pode verificar que o CSDA Ã
> muito superior ao [UTF-8?]ÃâÅThe America [UTF-8?]StatisticianÃâï.
>
> Acho que essa classificaÃÃo està completamente equivocada. Note-
> se que a subclassificaÃÃo do CSDA Ã pÃssima para a Ãrea
>
> de EstatÃstica, visto que muito brasileiros publicam excelentes
> artigos lÃ.
>
> Cordiais SaudaÃÃes,
>
> Gauss M. Cordeiro
>
> (Departamento de EstatÃstica da UFPE, Tel (81) 21267434)

Dani Gamerman
Depto. de MÃtodos EstatÃsticos (DME)
Lab. de Sistemas EstocÃsticos (LSE)
Instituto de MatemÃtica - UFRJ