off-topic - Recebi a duvida de um amigo

Ola,

Um conhecido, tradutor, teve essas duvidas e acho que poderiamos ajuda-lo:

Disciplina: Análise de sistemas lineares
Ementa: Sistemas de equações lineares. Matrizes e determinantes. Espaços
vetoriais. Autovalores e autovetores. Transformações de sim ilaridades.
Modelagem e representação matricial de sistemas dinâmicos lineares. Sistemas
de equações diferenciais lineares. Linearidade e superposição. Causalidade.
Estabilidade. Linearização de sistemas dinâmicos. ***Conceitos de sistema de
controle em malha-aberta e malha-fechada****. Observabilidade e
controlabilidade. ****Observadores de estado**** e aplicações.

1) Não estou encontrando o termo certo para malha. Seria grid ou mesh? Ou
outro termo?
Algum site onde posso ler a respeito?

2) Aproveitando o embalo: "observadores" - qual o substantivo implícito
neste adjetivo-tornado-substantivo? Sistema? Outro?

Abs,
Danielle