R e Rcmdr

Boa tarde,

Estou ministrando um curso de EstatÃstica BÃsica para mÃdicos com apoio do R e do pacote Rcmdr, que os alunos instalam em seus computadores pessoais.

O Rcmdr permite em seu menu interativo (opÃÃo "Dados - Importar arquivos de dados") importar conjuntos de dados de diferentes formatos (texto, Minitab, SPSS, Stata, Excel, etc). O problema à que em alguns casos, a opÃÃo "de conjunto de dados do Excel, Acess ou dBase" nÃo aparece no menu.

AlguÃm sabe me dizer porque isso acontece e como resolver o problema?

Obrigada,

Ãngela