Re: [ABE-L]: R e Rcmdr

existe uma lista brasileira do R com instrucoes em
www.leg.ufpr.br/rbr

que parece ser o local mais adequado para mensagens como estas

A resposta curta no seu caso à a de que voce deve ter que instalar pacotes
que permitem importacao destes formatos
para que com isto as opcoes fiquem habilitadas no Rcmdr

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil