Re: [ABE-L]: Ensino de estatistica

Oi Rafael,

É possível definir coerência de várias formas, por exemplo: através de desideratas iniciais, ou em termos de "perda certa" em jogos. Para cada jogo que eu inventar, vou ter uma regra diferente para ser coerente se a definição de coerência for evitar "perdas certas". O jogo inventando para criar o Dutch-Book argument é apenas um de infinitos outros, existem jogos reais que ele não se encaixa (ver Waidacher, 1997). Dizer que a natureza coleciona dutch books contra nós humanos usando as regras de um único jogo criado por humanos é no mínimo inocência. Seguem abaixo alguns artigos que tratam do tema (veja também as referências internas):

Dubois, D. and Prade, H. (2001). Possibility theory, probability theory and multiple-valued logics: A clarification, Annals of Mathematics and Artificial Intelligence, 32, 35–66.

Hájek, A. (2008). Arguments for-or-against-Probabilism?, Brit. J. Phil. Sci., 59, 793–819.

Heilig, K. (1978), Carnap and de Finetti on Bets and the Probability of Singular Events: The Dutch Book Argument Reconsidered, British Journal for the Philosophy of Science, 29, 325–346.

Shimony, A. (1955). Coherence and the axioms of confirmation, Journal of Symbolic Logic, 20, 1–28.

Waidacher, C. (1997). Hidden assumptions in the Dutch book argument, Theory and Decision, 43, 293–312.

Sobre as desideratas: isso uma estória que ainda está sendo formulada...

Um abraço
Alexandre.