De:        "Pledson Guedes de Medeiros" <pledson@ccet.ufrn.br>
Para:        abe-l <abe-l@ime.usp.br>,
Cc:        Heliton Tavares <heliton@globo.com>, Pedro Luis do Nascimento Silva <pedronsilva@gmail.com>
Data:        24/01/2013 11:46
Assunto:        Re: [ABE-L]: Profissão de Estatística é notícia

Caros,

Em primeiro lugar gostaria de também parabenizar a Denise pela excelente e espontânea entrevista...

Em segundo lugar gostaria de concordar com o Heliton, está na hora de termos um local comum que contenha estas boas entrevistas e bons materiais de divulgação. O CONRE3, presidido pela Doris, também tem um folder muito bom sobre a profissão e o mercado de trabalho para o estatístico. A página da ABE, ao meu ver, também seria o lugar mais indicado.

Em terceiro lugar, temos que estar cientes de que o novo processo de seleção via ENEM-SiSU abre uma oportunidade única para a divulgação da Estatística nas escolas de ensino médio e o ingresso de melhores alunos em nossos cursos, pois o número de inscritos é bem maior que nos antigos vestibulares.

Aqui na UFRN nós fazemos anualmente a mostra de profissões, onde alunos de todas as escolas de Natal vem à UFRN para ver apresentações, de 1 hora cada, sobre os mais diversos cursos da UFRN. Apesar de acontecerem várias apresentações simultâneas durante 3 dias(Todo curso se apresenta em cada dia, totalizando 3 apresentações), colocamos os nossos bolsistas nos corredores para fazer entrevistas com os alunos e, obviamente, convidá-los pas a apresentação da Estatística, o que nos rendeu sempre salas cheias. Todavia, acreditando que precisamos ser mais agressivos em nossas divulgações, iremos este ano fazer apresentações nas escolas de Natal que obteverem melhores desempenhos nos cursos de exatas e tecnológicas e, obviamente, faremos questão de passar a entrevista da Denise, afinal de contas a estatística agora é pop...

Talvez o próximo SINAPE seja o local mais indicado para, sobre a presidência da ABE(Louzada) e contando com o apoio do CONRE(Doris), fazermos uma mesa redonda sobre "A divulgação da Estatística como forma de atrair bons talentos para nossos cursos" pois, como já falado aqui por um outro colega, temos que encontrar meios de atrair, cada vez mais, melhores alunos para nossos cursos.

Um abraço a todos e, mais uma vez, parabéns à Denise.

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Professor Associado
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3786