From: Carlos Alberto de Bragança Pereira [mailto:cpereira@ime.usp.br]
Sent: Monday, May 20, 2013 12:18 AM
To: abe-l@ime.usp.br
Subject: [ABE-L]: Mario de Andrade e nós

Notaram os redistas o vazio que pairou nestes últimos dias? O que acontrece
periodicamente?

Divirto-me muito e muitas vezes aprendo muito com o que se produz na nossa
rede.  Lembrei-me muito de uma entrevista do ótimo jogador de futebol, o
Ramires do Chelsea. Um conterrâneo que só me orgulha.

Em uma entrevista perguntaram ao jogador o que o dinheiro que vem ganhando
mudou nele.  Sua resposta foi:

?O dinheiro não muda ninguém só faz mostrar quem a pessoa realmente é?.

  Recordei-me muito de meu mestre Euclydes que dizia: ?Carolo, se queres
conhecer alguém lhe dê poder?.

Claro, dinheiro é poder!  Será que artigos publicados também são fonte de
poder?  Alguns se sentem com poder de mediação sem nunca terem sido eleitos
para este fim.  Pelo menos por nós da rede nunca o foram!

Eis onde queria chegar: a liberdade de expressão é assim;

A palavra com Liberdade nos faz ver quem realmente a pessoa que escreve é.
Só com ela, liberdade, podemos conhecer aqui na rede o que realmente uma
pessoa pensa e como age, em muitos casos sem mesmo conhecê-la pessoalmente.
Assim, não fiquem chateados quando alguém se apresenta sem polidez ou de
forma prepotente ou mesmo com os que se auto valorizam (ou auto promovem),
desmerecendo o trabalho de outros.

Acordamos pela manhã com coisas que gostaríamos de falar ao mundo.  É porque
a maioria de nós é de acadêmicos e por isto gostamos de ser ouvidos.

Eu em particular considero tudo isso ótimo, pois só com a atitude ?corajosa?
alguém se mostra de coração aberto, sem vergonha das BABOSEIRAS que
apresenta.

   O vazio desta semana, sem discussão de assuntos como a tradução ou
interpretação de palavras importantes usadas por nós sem mesmo sabermos o
verdadeiro sentido delas, me provocou saudade.

Hoje aprendi que alguns de nossos colegas dispensam-nos cultura que nunca
havíamos pensado.  Pena que meus ancestrais não puderam nos dar as mesmas
formações culturais que integrantes de comunidades diferenciadas recebem
normalmente.

    Pô! Eu acho tão fácil apagar e-mails de determinados canais e aproveitar
positivamente o de outros.  Por que devo eu assim criticar os que não gosto?
Falando nisso sinto falta de textos dos meus colegas torcedores do tricolor
carioca.  Normalmente trazem tanto conflito que só nos fazem crescer ao
ficarmos matutando como defendê-los ou contestá-los.

Para que não fiquem muito aborrecidos comigo, envio um texto para meus
velhos companheiros que como Mario devem estar sofrendo do mesmo mal:
o pouco tempo que ainda provavelmente teremos.  Meu primeiro exercício para
meus alunos de análise Bayesiana de dados foi a predição do número de anos
que ainda viverei!

Aprecio muito o texto do Mario de Andrade que aqui vai

http://www.youtube.com/watch?v=54khV0S7NTc

MARIO DE ANDRADE: O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS.

Contei meus anos e descobri que terei
menos tempo para viver daqui
para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que
recebeu uma bacia de cerejas.As primeiras, ele chupou displicente, mas
percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com
invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares,
talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos
inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da
idade cronológica, são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafetos
que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. ?As pessoas
não debatem conteúdos, apenas os rótulos?.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha
alma tem pressa?

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito
humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se
considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, caminhar perto
de coisas e pessoas de verdade, O essencial faz a vida valer a pena.
E PARA MIM, BASTA O ESSENCIAL!

O essencial do paper é a sua qualidade e não o fator de impacto da revista
que o publicou.  É aquilo que está ali escrito.  JOSA certa vez publicou um
artigo numa revista do paquistão.
Mas aquele artigo esta sendo citado no jasa, no annals e no jrss.
Isto é o essencial: as pessoas gostam do que é útil.

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira

Paulo Tadeu Meira e Silva de Oliveira <poliveir@ime.usp.br>